Título: | Os estudantes com altas habilidades/superdotação e sua relação com a matemática : uma análise bibliográfica |
Autor(es): | Souza, Sabrina Ferreira |
Orientador(es): | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto: | Crianças superdotadas - educação Matemática - estudo e ensino Educação - Distrito Federal |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Set-2022 |
Referência: | SOUZA, Sabrina Ferreira. Os estudantes com altas habilidades/superdotação e sua relação com a matemática : uma análise bibliográfica. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente Trabalho Final de Curso - TFC constitui uma revisão da literatura - de
artigos científicos, capítulos de livros, dissertações de mestrado e materiais
orientadores de trabalho pedagógico - acerca de estudantes com Altas
Habilidades/Superdotação em Matemática. Os pontos de maior investigação foram
as características específicas desses indivíduos e instrumentos, atividades e práticas
abordadas em Salas de Recursos Específicas - SRE das instituições escolares
públicas do Distrito Federal, introduzidos por um apanhado geral a respeito da
conceituação e da caracterização de sujeitos com AH/SD e da legislação que
discorre sobre o atendimento que deve ser prestado a eles. Foi observado que a
área de estudos que relaciona as Altas Habilidades/Superdotação com a Matemática
carece de mais investigações, principalmente no campo prático, e os integrantes do
Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM são alguns dos
pesquisadores que trabalham em prol de uma educação para estudantes com Altas
Habilidades/Superdotação. Dentro do que foi pesquisado, constatou-se que o
trabalho que tem sido feito com os estudantes matematicamente habilidosos é
voltado para a aplicação de oficinas interdisciplinares, o que mostrou bons
resultados, alto engajamento dos participantes e as várias possibilidades que essa
metodologia oferece, adaptando-se ao público-alvo de cada SRE. |
Abstract: | The present final paper is a literature review - of essays, book chapters, graduate
theses and teaching and guiding materials - about students with High
Abilities/Giftedness in Mathematics. The most researched topics were their specific
features and instruments, activities and practices used at the Salas de Recursos
Específicas - SRE, special classes that work as supplementary education to gifted
students and are located in public schools of Distrito Federal -, which were
introduced by a summary about the concept and characteristics of High
Abilities/Giftedness people, and about the current law that describes how the
educational service for students is supposed to work. It was noticed that the study
area which connects High Abilities/Giftedness and Mathematics requires more
investigations, especially in the practical field, and DIEM’s research group members
have been working on it. According to the research results, teachers work with
mathematically gifted students using interdisciplinary workshops, and the results of
these approaches have been positive, showing the engagement of the students and
a roll of possibilities that can be found in this kind of activity, always adjusting them to
the students who attend those classes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.