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Título: Infância e mídias : reflexões sobre os desafios da ação docente
Autor(es): Oliveira, Jade Lugão Arantes de
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Educação infantil
Educação - efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia e crianças
Tecnologia na educação
Mídia e educação
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 5-Set-2022
Referência: OLIVEIRA, Jade Lugão Arantes de. Infância e mídias : reflexões sobre os desafios da ação docente. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Na atualidade, o papel das mídias é cada vez mais influente no cotidiano infantil com o uso de smartphones, videogames, tablets por períodos muitas vezes prolongados inclusive para as crianças pequenas. Esse tempo prolongado pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento infantil. As brincadeiras atuais se diferenciam muito das brincadeiras antigas no que se refere a interação entre as crianças, o uso da imaginação e criatividade. Este artigo tem o objetivo de discutir as implicações para a ação docente sobre o impasse entre o uso das tecnologias, a importância do brincar e a interação principalmente entre as crianças na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica na qual foram pesquisados os descritores “Infância, cultura digital e professores”, “Infância, tecnologia e professores” e “Criatividade e cultura da mídia”, com o olhar para a ação docente na Educação Infantil. Foram encontrados oito trabalhos entre teses e dissertações no período de 2010-2022 que revelaram discussões acerca da introdução do uso das tecnologias pela escola, integradas a brincadeiras como estratégias de aprendizagem. As conclusões apontam para o impasse entre o mau uso das mídias digitais podendo estas serem prejudiciais caso o tempo em frente às telas concorra com o tempo que passam brincando e interagindo. Mostrou-se importante o uso de tecnologias como ferramenta pedagógica, além disso, a demanda pela formação continuada de Pedagogos nessa área, se mostrou urgente.
Abstract: Nowadays, the role of media is increasingly influential in children's daily lives with the use of smartphones, video games, tablets for often prolonged periods of time even for young children. This prolonged time can have negative consequences for child development. Today's games are very different from the old ones when it comes to interaction among children, the use of imagination and creativity. This article aims to discuss the implications for teaching about the impasse between the use of technologies, the importance of playing, and the interaction among children in Early Childhood Education. To do so, a Bibliographical Research was carried out in which the descriptors "Childhood, digital culture, and teachers", "Childhood, technology, and teachers", and "Creativity and media culture" were searched, looking at the teaching action in Children Education. Eight works were found among theses and dissertations in the period 2010- 2022 that revealed discussions about the introduction of the use of technologies by the school, integrated with games as learning strategies. The conclusions point to the impasse between the misuse of digital media, which can be harmful if the time spent in front of screens competes with the time spent playing and interacting. The use of technology as a pedagogical tool proved to be important, and the demand for continued education of educators in this area proved to be urgent.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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