Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jade Lugão Arantes de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jade Lugão Arantes de. Infância e mídias : reflexões sobre os desafios da ação docente. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na atualidade, o papel das mídias é cada vez mais influente no cotidiano infantil com o
uso de smartphones, videogames, tablets por períodos muitas vezes prolongados inclusive
para as crianças pequenas. Esse tempo prolongado pode trazer consequências negativas
para o desenvolvimento infantil. As brincadeiras atuais se diferenciam muito das
brincadeiras antigas no que se refere a interação entre as crianças, o uso da imaginação e
criatividade. Este artigo tem o objetivo de discutir as implicações para a ação docente
sobre o impasse entre o uso das tecnologias, a importância do brincar e a interação
principalmente entre as crianças na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma
Pesquisa Bibliográfica na qual foram pesquisados os descritores “Infância, cultura digital
e professores”, “Infância, tecnologia e professores” e “Criatividade e cultura da mídia”,
com o olhar para a ação docente na Educação Infantil. Foram encontrados oito trabalhos
entre teses e dissertações no período de 2010-2022 que revelaram discussões acerca da
introdução do uso das tecnologias pela escola, integradas a brincadeiras como estratégias
de aprendizagem. As conclusões apontam para o impasse entre o mau uso das mídias
digitais podendo estas serem prejudiciais caso o tempo em frente às telas concorra com o
tempo que passam brincando e interagindo. Mostrou-se importante o uso de tecnologias
como ferramenta pedagógica, além disso, a demanda pela formação continuada de
Pedagogos nessa área, se mostrou urgente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia e crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia e educação | pt_BR |
dc.title | Infância e mídias : reflexões sobre os desafios da ação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T13:45:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T13:45:32Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31811 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nowadays, the role of media is increasingly influential in children's daily lives with the
use of smartphones, video games, tablets for often prolonged periods of time even for
young children. This prolonged time can have negative consequences for child
development. Today's games are very different from the old ones when it comes to
interaction among children, the use of imagination and creativity. This article aims to
discuss the implications for teaching about the impasse between the use of technologies,
the importance of playing, and the interaction among children in Early Childhood
Education. To do so, a Bibliographical Research was carried out in which the descriptors "Childhood, digital culture, and teachers", "Childhood, technology, and teachers", and
"Creativity and media culture" were searched, looking at the teaching action in Children
Education. Eight works were found among theses and dissertations in the period 2010-
2022 that revealed discussions about the introduction of the use of technologies by the
school, integrated with games as learning strategies. The conclusions point to the impasse
between the misuse of digital media, which can be harmful if the time spent in front of
screens competes with the time spent playing and interacting. The use of technology as a
pedagogical tool proved to be important, and the demand for continued education of
educators in this area proved to be urgent. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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