Título: | Sujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educação |
Autor(es): | Martins, Frederico Campos |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sexualidade LGBTQIAP+ Direito à educação |
Data de apresentação: | 13-Jun-2022 |
Data de publicação: | 2-Set-2022 |
Referência: | MARTINS, Frederico Campos. Sujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educação. 2022. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Considerando que o ambiente educacional é um dos principais espaços de produção
e reprodução de comportamentos presentes na sociedade, inclusive de suas
intolerâncias, podendo influenciar diretamente quem a frequenta, tendo como
resultado a continuidade ou abandono dos estudos, o presente trabalho tem como
objetivo analisar em que medida as relações interpessoais vividas no ambiente
escolar podem contribuir na garantia do direito à educação de estudantes LGBTQIA+
na Educação de Jovens e Adultos (acesso e permanência). Para tal, a abordagem
metodológica qualitativa foi utilizada para a obtenção das narrativas destes sujeitos,
devido ao seu enfoque na experiência humana, por meio de entrevistas
semiestruturadas. Como resultado da análise, foi possível constatar que a homofobia
ainda produz grandes consequências na vida pessoal e acadêmica destes estudantes,
sendo um grande empecilho encontrado por estes sujeitos na efetivação de seus
direitos, apontando para o despreparo dos profissionais da educação e a falta de
políticas públicas efetivas que amparem estes estudantes. |
Abstract: | Considering that the educational environment is one of the main spaces for the
production and reproduction of behaviors present in society, including its intolerances,
and can directly influence those who attend it, resulting in the continuity or
abandonment of studies, the present work aims to analyze in To what extent can the
interpersonal relationships experienced in the school environment contribute to
guaranteeing the right to education of LGBTQIA+ students in Youth and Adult
Education (access and permanence). For this, the qualitative methodological approach
was used to obtain the narratives of these subjects, due to its focus on the human
experience, through semi-structured interviews. As a result of the analysis, it was
possible to verify that homophobia still produces great consequences in the personal
and academic life of these students, being a great obstacle found by these subjects in
the realization of their rights, pointing to the unpreparedness of education professionals
and the lack of effective public policies that support these students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.