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Título: Sujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educação
Autor(es): Martins, Frederico Campos
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sexualidade
LGBTQIAP+
Direito à educação
Data de apresentação: 13-Jun-2022
Data de publicação: 2-Set-2022
Referência: MARTINS, Frederico Campos. Sujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educação. 2022. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando que o ambiente educacional é um dos principais espaços de produção e reprodução de comportamentos presentes na sociedade, inclusive de suas intolerâncias, podendo influenciar diretamente quem a frequenta, tendo como resultado a continuidade ou abandono dos estudos, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida as relações interpessoais vividas no ambiente escolar podem contribuir na garantia do direito à educação de estudantes LGBTQIA+ na Educação de Jovens e Adultos (acesso e permanência). Para tal, a abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para a obtenção das narrativas destes sujeitos, devido ao seu enfoque na experiência humana, por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado da análise, foi possível constatar que a homofobia ainda produz grandes consequências na vida pessoal e acadêmica destes estudantes, sendo um grande empecilho encontrado por estes sujeitos na efetivação de seus direitos, apontando para o despreparo dos profissionais da educação e a falta de políticas públicas efetivas que amparem estes estudantes.
Abstract: Considering that the educational environment is one of the main spaces for the production and reproduction of behaviors present in society, including its intolerances, and can directly influence those who attend it, resulting in the continuity or abandonment of studies, the present work aims to analyze in To what extent can the interpersonal relationships experienced in the school environment contribute to guaranteeing the right to education of LGBTQIA+ students in Youth and Adult Education (access and permanence). For this, the qualitative methodological approach was used to obtain the narratives of these subjects, due to its focus on the human experience, through semi-structured interviews. As a result of the analysis, it was possible to verify that homophobia still produces great consequences in the personal and academic life of these students, being a great obstacle found by these subjects in the realization of their rights, pointing to the unpreparedness of education professionals and the lack of effective public policies that support these students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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