Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FredericoCamposMartins_tcc.pdf963,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorMartins, Frederico Campos-
dc.identifier.citationMARTINS, Frederico Campos. Sujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educação. 2022. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o ambiente educacional é um dos principais espaços de produção e reprodução de comportamentos presentes na sociedade, inclusive de suas intolerâncias, podendo influenciar diretamente quem a frequenta, tendo como resultado a continuidade ou abandono dos estudos, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida as relações interpessoais vividas no ambiente escolar podem contribuir na garantia do direito à educação de estudantes LGBTQIA+ na Educação de Jovens e Adultos (acesso e permanência). Para tal, a abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para a obtenção das narrativas destes sujeitos, devido ao seu enfoque na experiência humana, por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado da análise, foi possível constatar que a homofobia ainda produz grandes consequências na vida pessoal e acadêmica destes estudantes, sendo um grande empecilho encontrado por estes sujeitos na efetivação de seus direitos, apontando para o despreparo dos profissionais da educação e a falta de políticas públicas efetivas que amparem estes estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.titleSujeitos LGBTQIA+ na educação de jovens e adultos (EJA): relações interpessoais e a garantia do direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T15:29:02Z-
dc.date.available2022-09-02T15:29:02Z-
dc.date.submitted2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31801-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering that the educational environment is one of the main spaces for the production and reproduction of behaviors present in society, including its intolerances, and can directly influence those who attend it, resulting in the continuity or abandonment of studies, the present work aims to analyze in To what extent can the interpersonal relationships experienced in the school environment contribute to guaranteeing the right to education of LGBTQIA+ students in Youth and Adult Education (access and permanence). For this, the qualitative methodological approach was used to obtain the narratives of these subjects, due to its focus on the human experience, through semi-structured interviews. As a result of the analysis, it was possible to verify that homophobia still produces great consequences in the personal and academic life of these students, being a great obstacle found by these subjects in the realization of their rights, pointing to the unpreparedness of education professionals and the lack of effective public policies that support these students.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.