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dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorArão, Mylena Rodrigues Gomes-
dc.identifier.citationARÃO, Mylena Rodrigues Gomes. Modelagem numérica de impacto de projéteis em placas compósitas usadas em abordagens de engenharia. 2021. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractMateriais compósitos de aramida são amplamente utilizados na indústria automotiva para desenvolvimento de proteções balísticas, porém seu custo de manufatura é alto devido ao alto valor de compra das matérias-primas exigidas. Desta forma, é inviável realizar uma exaustiva campanha de ensaios para a fase de projeto preliminar destas proteções. O objetivo desde trabalho é propor um modelo de simulação computacional para a análise de impacto em compósitos, que pode ser usado em testes preliminares do material. Com isso, a geometria, as propriedades de materiais, as condições iniciais e de contorno necessárias para o modelo foram estudadas e elencadas e dois diferentes métodos numéricos, dinâmica explícita e SPH (Smooth Particles Hydrodynamics), foram utilizados na intenção de se determinar aquele que minimiza erros numéricos associados à deformação excessiva de malha. Para isso, foi escolhido, o software Ansys AUTODYN para a simulação do modelo com estas diferentes abordagens. Conclui-se que é possível definir um modelo de simulação computacional para o uso em etapas iniciais de projeto utilizando um método híbrido que mistura a utilização de método de dinâmica explícita na proteção e SPH no projétil. Este modelo é capaz de reduzir os erros associados à distorção excessiva da malha que levam à inexatidão dos resultados encontrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompósitospt_BR
dc.subject.keywordBalísticapt_BR
dc.titleModelagem numérica de impacto de projéteis em placas compósitas usadas em abordagens de engenhariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T11:55:21Z-
dc.date.available2022-09-02T11:55:21Z-
dc.date.submitted2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31792-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Aramid composite materials are widely used in the automotive industry for the development of ballistic protection. But their manufacturing cost is high due to the high purchase value of the raw materials required. Therefore, it is not feasible to carry out an exhaustive test campaign to carry out the initial phases of the design of these protections. The objective of this work is to propose a computational simulation model for the impact analysison composites, which can be used in preliminary tests of the material. Thus, the geometry, material properties, initial and boundary conditions necessary for the model were studiedand listed, and two different numerical methods, explicit dynamics and SPH (Smooth Particles Hydrodynamics) were used to determine the one that minimizes numerical errors associated with excessive mesh deformation. For this, the software Ansys AUTODYN was chosen to simulate the model with these different approaches. It determines that it is possible to define a computer simulation model for use in early design stages using a hybrid method that mixes the use of the explicit dynamics method in the protectionand SPH in the projectile. This model can reduce errors associated with excessive mesh distortion that lead to inaccurate results.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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