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Título: Aulas particulares para crianças em fase de alfabetização : alternativa didática para o ensino da leitura e da escrita na pandemia da Covid-19?
Autor(es): Silva, Thâmara de Carvalho
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Covid-19
Alfabetização
Ensino - espaços não formais
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: SILVA, Thâmara de Carvalho. Aulas particulares para crianças em fase de alfabetização : alternativa didática para o ensino da leitura e da escrita na pandemia da Covid-19?. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa analisou as concepções de mães/pais e estudantes, a respeito de aulas particulares no campo da alfabetização, durante a pandemia da Covid-19. No quadro teórico, contou com contribuições de autores, tais como: Mortatti (2006); Morais (2012); Carvalho (2005); Ferreiro e Teberosky (1986); entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2003) cuja produção de dados foi realizada no segundo semestre de 2021, por meio de questionário empregado com 19 mães/pais e entrevistas semiestruturadas com mães/pais cujos filhos eram oriundos da rede pública de ensino do Distrito Federal e acompanhados por meio de aulas particulares (três mães e três crianças em idade de alfabetização – 6 e 7 anos). O estudo contou, ainda, com registros de vivências/atividades de alfabetização das crianças que compuseram esse estudo. Os resultados apontaram para um grau de satisfação por parte das mães/pais com as aulas particulares. Num contexto de crise sanitária e ensino remoto, entenderam ser essa uma alternativa viável para a alfabetização de seus filhos. As crianças passaram por um momento de estranhamento tanto em relação ao formato de ensino e de aprendizagem em suas residências, inclusive acenando para as dificuldades encontradas como, a princípio, em relação às aulas particulares. Entretanto, o estudo evidenciou uma construção identitária por parte dos estudantes quanto a essa última, já que o espaço se aproximava com a escola “convencional”. Nesse caso, foi possível apreender o envolvimento e o avanço na aprendizagem da leitura e da escrita, por parte das crianças acompanhadas nessa pesquisa.
Abstract: This research analyzed the conceptions of mothers/fathers and students regarding private lessons in the field of literacy during the Covid-19 pandemic. In the theoretical framework, it had contributions from authors such as: Mortatti (2006); Morals (2012); Carvalho (2005); Ferreiro and Teberosky (1986); between others. This is a qualitative research (ANDRÉ, 2003) whose data production was carried out in the second half of 2021, through a questionnaire used with 19 mothers/fathers and semi-structured interviews with mothers/fathers whose children were from the public school system. from the Federal District and accompanied by private lessons (three mothers and three children of literacy age – 6 and 7 years). The study also had records of literacy experiences/activities of the children who made up this study. The results pointed to a degree of satisfaction on the part of mothers/fathers with private lessons. In a context of health crisis and remote education, they understood that this was a viable alternative for their children's literacy. The children went through a moment of estrangement both in relation to the teaching and learning format in their homes, even pointing out the difficulties encountered, as, at first, in relation to private lessons. However, the study evidenced an identity construction by the students regarding the latter, as the space was closer to the “conventional” school. In this case, it was possible to apprehend the involvement and progress in learning to read and write by the children followed in this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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