Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Thâmara de Carvalho | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thâmara de Carvalho. Aulas particulares para crianças em fase de alfabetização : alternativa didática para o ensino da leitura e da escrita na pandemia da Covid-19?. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou as concepções de mães/pais e estudantes, a respeito de aulas
particulares no campo da alfabetização, durante a pandemia da Covid-19. No quadro teórico,
contou com contribuições de autores, tais como: Mortatti (2006); Morais (2012); Carvalho
(2005); Ferreiro e Teberosky (1986); entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
(ANDRÉ, 2003) cuja produção de dados foi realizada no segundo semestre de 2021, por meio
de questionário empregado com 19 mães/pais e entrevistas semiestruturadas com mães/pais
cujos filhos eram oriundos da rede pública de ensino do Distrito Federal e acompanhados por
meio de aulas particulares (três mães e três crianças em idade de alfabetização – 6 e 7 anos). O
estudo contou, ainda, com registros de vivências/atividades de alfabetização das crianças que
compuseram esse estudo. Os resultados apontaram para um grau de satisfação por parte das
mães/pais com as aulas particulares. Num contexto de crise sanitária e ensino remoto,
entenderam ser essa uma alternativa viável para a alfabetização de seus filhos. As crianças
passaram por um momento de estranhamento tanto em relação ao formato de ensino e de
aprendizagem em suas residências, inclusive acenando para as dificuldades encontradas como,
a princípio, em relação às aulas particulares. Entretanto, o estudo evidenciou uma construção
identitária por parte dos estudantes quanto a essa última, já que o espaço se aproximava com a
escola “convencional”. Nesse caso, foi possível apreender o envolvimento e o avanço na
aprendizagem da leitura e da escrita, por parte das crianças acompanhadas nessa pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - espaços não formais | pt_BR |
dc.title | Aulas particulares para crianças em fase de alfabetização : alternativa didática para o ensino da leitura e da escrita na pandemia da Covid-19? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T15:19:37Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T15:19:37Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31791 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed the conceptions of mothers/fathers and students regarding private
lessons in the field of literacy during the Covid-19 pandemic. In the theoretical framework, it
had contributions from authors such as: Mortatti (2006); Morals (2012); Carvalho (2005);
Ferreiro and Teberosky (1986); between others. This is a qualitative research (ANDRÉ, 2003)
whose data production was carried out in the second half of 2021, through a questionnaire used
with 19 mothers/fathers and semi-structured interviews with mothers/fathers whose children
were from the public school system. from the Federal District and accompanied by private
lessons (three mothers and three children of literacy age – 6 and 7 years). The study also had
records of literacy experiences/activities of the children who made up this study. The results
pointed to a degree of satisfaction on the part of mothers/fathers with private lessons. In a
context of health crisis and remote education, they understood that this was a viable alternative
for their children's literacy. The children went through a moment of estrangement both in
relation to the teaching and learning format in their homes, even pointing out the difficulties
encountered, as, at first, in relation to private lessons. However, the study evidenced an identity
construction by the students regarding the latter, as the space was closer to the “conventional”
school. In this case, it was possible to apprehend the involvement and progress in learning to
read and write by the children followed in this research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|