Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3179
Título: | Atividade musical na educação infantil : porque não tem soado tão bem? |
Autor(es): | Gobbi, Luísa |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Música na educação Educação de crianças Professores - formação |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 20-Mar-2012 |
Referência: | GOBBI, Luísa. Atividade musical na educação infantil: porque não tem soado tão bem? 2011. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso caracteriza-se por um estudo de pesquisa intitulado: Atividade musical na Educação Infantil, porque não tem soado tão bem? Traz como objetivo geral, analisar o uso da música em uma escola particular de Brasília-DF, e como objetivos específicos, identificar se a música é utilizada no cotidiano desta escola, mais precisamente na educação infantil, e investigar, se utilizada, como isso ocorre e para que fins. No decorrer dos capítulos há considerações sobre porque as atividades musicais são importantes para a educação infantil, qual o seu papel no desenvolvimento humano, como ela tem acontecido nas escolas e também sobre a formação e a atuação dos professores responsáveis, a partir de pesquisas atuais sobre o tema. A metodologia utilizada para realização do estudo foi a observação das aulas ministradas por um professor especialista, licenciado em música e por uma professora generalista, formada em pedagogia. Diante da análise das observações, proponho uma reflexão sobre a importância e a função e o lugar que tem sido dado à música na escola, com o intuito de que tal reflexão seja o ponto de partida para as mudanças que devem ocorrer. Afirmo que todo o potencial da música na educação infantil está sendo subutilizado. Pretendo que este trabalho contribua de fato para a auto-análise e transformação da atuação de várias colegas pedagogas e também dos músicos que tem atuado como professores neste nível escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons