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Título: Atividade musical na educação infantil : porque não tem soado tão bem?
Autor(es): Gobbi, Luísa
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Música na educação
Educação de crianças
Professores - formação
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: GOBBI, Luísa. Atividade musical na educação infantil: porque não tem soado tão bem? 2011. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso caracteriza-se por um estudo de pesquisa intitulado: Atividade musical na Educação Infantil, porque não tem soado tão bem? Traz como objetivo geral, analisar o uso da música em uma escola particular de Brasília-DF, e como objetivos específicos, identificar se a música é utilizada no cotidiano desta escola, mais precisamente na educação infantil, e investigar, se utilizada, como isso ocorre e para que fins. No decorrer dos capítulos há considerações sobre porque as atividades musicais são importantes para a educação infantil, qual o seu papel no desenvolvimento humano, como ela tem acontecido nas escolas e também sobre a formação e a atuação dos professores responsáveis, a partir de pesquisas atuais sobre o tema. A metodologia utilizada para realização do estudo foi a observação das aulas ministradas por um professor especialista, licenciado em música e por uma professora generalista, formada em pedagogia. Diante da análise das observações, proponho uma reflexão sobre a importância e a função e o lugar que tem sido dado à música na escola, com o intuito de que tal reflexão seja o ponto de partida para as mudanças que devem ocorrer. Afirmo que todo o potencial da música na educação infantil está sendo subutilizado. Pretendo que este trabalho contribua de fato para a auto-análise e transformação da atuação de várias colegas pedagogas e também dos músicos que tem atuado como professores neste nível escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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