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Título: Estudo de metodologia de otimização para o problema de alocação de frota na aviação regional
Autor(es): Pereira, Gustavo Henrique de Souza
Orientador(es): Miranda, Mateus Rodrigues
Coorientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Malha aérea
Aviação civil
Programação linear
Aeronaves
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: PEREIRA, Gustavo Henrique de Souza. Estudo de metodologia de otimização para o problema de alocação de frota na aviação regional. 2021. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A aviação civil no Brasil apresenta um cenário bem diversificado em se tratando da atuação das companhias aéreas em cada região do país. Dessa maneira, faz-se necessário axpansão de rotas regionais para trazer mais conectividade da rede de transporte aéreorasileiro. Com a finalidade de aplicar a solução do Problema de Alocação de Rota (FAP, do inglês Fleet Assignment Problem) para uma otimização de operação de uma malha aérea regional do tipohub-spoke, utilizou-se a base de dados disponível na plataforma Hórus, do Ministério da Infraestrutura. Através do FAP, a escolha de potenciais aeronaves foi feita através da obtenção de uma solução ótima, considerando dois importantes parâmetros, o Custo por Assento-quilômetro (CASK, do inglês Cost per Available Seat Kilometer) e oYield. Por meio de métodos estatísticos de regressão, este foi determinado por uma regressão linear, aquele por uma regressão multivariável da função Cobb-Douglas. O problema de programação linear foi inserida em um modelo na linguagem Python utilizando o Framework PulP, para definir a malha aérea definitiva.
Abstract: Commercial aviation in Brazil is composed by a diversified scenario of airlines which have different kinds of procedures for each region. Thus, the expansion of regional routes tobring more connectivity to the Brazilian air transport network is necessary. Applying the Fleet Assignment Problem (FAP) for a optimized hub-spoke regional air network operation, the database available on the Ministry of Infrastructure’s Horus platform was used. Using the FAP, the choice of potential aircraft was made by obtaining an optimal solution, considering two important parameters, the Cost per Available Seat Kilometer (CASK) and theYield. Using regression analysis, this was determined by a linear regression, the otherby a multivariate regression of the Cobb-Douglas function. Using linear programming, the model was built in Python language, using Framework PulP, constituting the definitive regional air network. It was not possible to obtain all the six results intended, due to the computational limitations facing a linear optimization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
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