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dc.contributor.advisorMiranda, Mateus Rodrigues-
dc.contributor.authorPereira, Gustavo Henrique de Souza-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gustavo Henrique de Souza. Estudo de metodologia de otimização para o problema de alocação de frota na aviação regional. 2021. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA aviação civil no Brasil apresenta um cenário bem diversificado em se tratando da atuação das companhias aéreas em cada região do país. Dessa maneira, faz-se necessário axpansão de rotas regionais para trazer mais conectividade da rede de transporte aéreorasileiro. Com a finalidade de aplicar a solução do Problema de Alocação de Rota (FAP, do inglês Fleet Assignment Problem) para uma otimização de operação de uma malha aérea regional do tipohub-spoke, utilizou-se a base de dados disponível na plataforma Hórus, do Ministério da Infraestrutura. Através do FAP, a escolha de potenciais aeronaves foi feita através da obtenção de uma solução ótima, considerando dois importantes parâmetros, o Custo por Assento-quilômetro (CASK, do inglês Cost per Available Seat Kilometer) e oYield. Por meio de métodos estatísticos de regressão, este foi determinado por uma regressão linear, aquele por uma regressão multivariável da função Cobb-Douglas. O problema de programação linear foi inserida em um modelo na linguagem Python utilizando o Framework PulP, para definir a malha aérea definitiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMalha aéreapt_BR
dc.subject.keywordAviação civilpt_BR
dc.subject.keywordProgramação linearpt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.titleEstudo de metodologia de otimização para o problema de alocação de frota na aviação regionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T13:15:56Z-
dc.date.available2022-09-01T13:15:56Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31783-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoCelestino, Victor Rafael Rezende-
dc.description.abstract1Commercial aviation in Brazil is composed by a diversified scenario of airlines which have different kinds of procedures for each region. Thus, the expansion of regional routes tobring more connectivity to the Brazilian air transport network is necessary. Applying the Fleet Assignment Problem (FAP) for a optimized hub-spoke regional air network operation, the database available on the Ministry of Infrastructure’s Horus platform was used. Using the FAP, the choice of potential aircraft was made by obtaining an optimal solution, considering two important parameters, the Cost per Available Seat Kilometer (CASK) and theYield. Using regression analysis, this was determined by a linear regression, the otherby a multivariate regression of the Cobb-Douglas function. Using linear programming, the model was built in Python language, using Framework PulP, constituting the definitive regional air network. It was not possible to obtain all the six results intended, due to the computational limitations facing a linear optimization.pt_BR
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