Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cordeiro, Thiago Felippe Kurudez | - |
dc.contributor.author | Ishikawa, Felipe Kataoka | - |
dc.identifier.citation | ISHIKAWA, Felipe Kataoka. Simulação da mecânica do voo e sistema de controle de quadrirotores com geometrias não convencionais. 2021. 142 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é fornecer uma plataforma para simulação e controle de quadrirotores baseado em um modelo matemático que leva em consideração: As inclinações dos motores em relação ao eixo de referência; Posição dos motores em relação ao centro de gravidade (CG); e Modelização dos efeitos do vento e como este influencia na geração de forças em momentos de cada uma das hélices. Analisou-se o problema para os 6 graus de liberdade de movimento, no qual foi desenvolvido um simulador para a validação do mesmo utilizando a combinação dos cálculos de movimento de corpo rígido e matriz de rotação do NED (North-East-Down) para o referencial do corpo. O simulador elaborado foi feito em MATLAB/Simulink de forma que pode ser ajustada para diferentes configurações de quadrirotores, conhecendo os parâmetros do mesmo. O sistema de controle desenvolvido foi utilizando o método em cascata com controladores de posição e atitude do tipo PID (proporcional integral derivativo). Os controladores projetados mostraram resultados satisfatórios para diferentes configurações, sendo testado para 3 casos: Motores Inclinados; Modificação da distância rotor-centro de gravidade; e sob Perturbação do vento. Para cada caso estudado, foram testadas 4 entradas, relativas as posições e ângulo de arfagem/yaw. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica do voo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores | pt_BR |
dc.title | Simulação da mecânica do voo e sistema de controle de quadrirotores com geometrias não convencionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T12:50:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T12:50:23Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31781 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this work is to provide a platform for simulation and control of quadrotor based on a mathematical model adapted for: tilted motors (tilt about a reference axis); Different position of the motors about the center of gravity (CG); and Modelling the effectsof wind that will generate additional forces and moments on each propeller. We analyzedthe problem for the 6 degrees of freedom, with a simulator developed to validate therigid body motion equations and rotational matrix of the NED reference frame (North-East-Down) for the body reference frame. The elaborated simulator was developed inMATLAB/Simulink so that it can be adjusted to different configurations of quadrotors, knowing the parameters of the same. The developed control system uses the cascade method with PID (Proportional–integral–derivative) controllers for position and attitude. The designed controllers showed effective results for different configurations, tested for the three cases: Tilted Motors; Modification of the rotor-center of gravity distance; and under Wind Disturbance. For each case, four entries were tested, relative to the positions andangle of yaw. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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