Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaisAlvesdeMoura.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Moura, Laís Alves de
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Compreensão na leitura
Geografia (Ensino fundamental)
Leitura
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: MOURA, Laís Alves de. A compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os textos didáticos são a principal fonte de informação do aluno na escola, por isso a compreensão leitora se constitui como ferramenta fundamental para a formação de leitores eficientes. Com o objetivo de observar como a compreensão leitora de um texto didático de geografia influencia o aprendizado, realizou-se a presente pesquisa através de uma abordagem qualitativa, o que permite maior subjetividade à interpretação das informações e registros adquiridos. Os dados dessa pesquisa apontam que a dificuldade encontrada no vocabulário infere na compreensão do que é lido. Esses resultados evidenciam como são importantes as atividades de compreensão leitora e o desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação de leitores eficientes, tornando possível que o aluno utilize aquilo que aprendeu para a transformação de sua realidade. A pesquisa do presente trabalho foi realizada com uma turma de 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Brasília/DF, sendo composta de uma atividade de compreensão e um questionário para a professora da turma. Foi possível constatar que há, de fato, uma relação entre a dificuldade do vocabulário e a compreensão do que está sendo lido, assim se constata a necessidade do desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação desses leitores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.