Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Vera Lucas de | - |
dc.contributor.author | Moura, Laís Alves de | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Laís Alves de. A compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Os textos didáticos são a principal fonte de informação do aluno na escola, por isso a compreensão leitora se constitui como ferramenta fundamental para a formação de leitores eficientes. Com o objetivo de observar como a compreensão leitora de um texto didático de geografia influencia o aprendizado, realizou-se a presente pesquisa através de uma abordagem qualitativa, o que permite maior subjetividade à interpretação das informações e registros adquiridos. Os dados dessa pesquisa apontam que a dificuldade encontrada no vocabulário infere na compreensão do que é lido. Esses resultados evidenciam como são importantes as atividades de compreensão leitora e o desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação de leitores eficientes, tornando possível que o aluno utilize aquilo que aprendeu para a transformação de sua realidade. A pesquisa do presente trabalho foi realizada com uma turma de 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Brasília/DF, sendo composta de uma atividade de compreensão e um questionário para a professora da turma. Foi possível constatar que há, de fato, uma relação entre a dificuldade do vocabulário e a compreensão do que está sendo lido, assim se constata a necessidade do desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação desses leitores. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Compreensão na leitura | en |
dc.subject.keyword | Geografia (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.title | A compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-20T13:32:50Z | - |
dc.date.available | 2012-03-20T13:32:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-20T13:32:50Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3169 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|