Título: | Gestão em home-office : análise da estruturação e adaptação no setor público |
Autor(es): | Cardoso, Letícia do Monte |
Orientador(es): | Dantas, Marcos Alberto |
Assunto: | Trabalho remoto Covid-19 Administração pública Servidores públicos - teletrabalho Pandemia |
Data de apresentação: | 11-Mar-2022 |
Data de publicação: | 11-Ago-2022 |
Referência: | CARDOSO, Letícia do Monte. Gestão em home-office: análise da estruturação e adaptação no setor público. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 afetou o planeta e a vida das pessoas de várias
maneiras, principalmente no trabalho. Fazendo com que as empresas e órgãos
púbicos decretem o home office e fazendo com que os seus funcionários
trabalhem de casa. Dessa forma, está sendo necessário mudar e adaptar a
forma com que eram feitas as coisas, e exigindo que os gestores pensem nas
adaptações e estratégias, atendendo ao novo contexto em que o trabalho se
encontra. Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivo entender e
analisar como os gestores estão adaptando e estruturando a sua gestão, em
relação aos aspectos gerenciais (tomada de decisão, gestão estratégica e
analise e avaliação de desempenho), ao modelo de trabalho em home office
dentro do setor público. Para tal, a metodologia adotada para a realização da
pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, ex-post facto e
participante. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista
semiestruturadas, por vídeo chamadas pelo Microsoft Teams, com seis
gestores de órgãos e autarquias do serviço publico federal, escolhidos por
conveniência. O método de pesquisa escolhido foi pertinente para atingir os
objetivos, tendo clareza e as informações necessárias durante as entrevistas
com os gestores. Os gestores no geral tiveram que realizar adaptações em sua
gestão de equipes para desenvolver o trabalho em home office, e o nível de
adaptação vários de acordos com as organizações (se elas já possuíam ou não
contato com o home office). Segundo os gestores, para o home office funcionar
é necessário a gestão por metas e entregas, tendo as métricas e as entregas
bem definidas com os funcionários. Os principais desafios encontrados foram
que, a falta de contato presencial exige muito mais dos gestores em manter o
alinhamento e conexão com a equipe, é mais difícil trazer essa aproximação
com a equipe, transmitir a cultura e repassar o conhecimento de forma online.
Diante disso, o home office trouxe vários benefícios para sua gestão,
principalmente o aumento da produtividade e melhor aferição dessa
produtividade. Porém torna-se necessário que a organização forneça os
recursos físicos e materiais e tecnológicos para a realização do trabalho e que
haja uma estruturação de um modelo de funcionamento do home office com as
métricas e metas bem definidas em cada equipe. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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