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dc.contributor.advisorDantas, Marcos Alberto-
dc.contributor.authorCardoso, Letícia do Monte-
dc.identifier.citationCARDOSO, Letícia do Monte. Gestão em home-office: análise da estruturação e adaptação no setor público. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de Covid-19 afetou o planeta e a vida das pessoas de várias maneiras, principalmente no trabalho. Fazendo com que as empresas e órgãos púbicos decretem o home office e fazendo com que os seus funcionários trabalhem de casa. Dessa forma, está sendo necessário mudar e adaptar a forma com que eram feitas as coisas, e exigindo que os gestores pensem nas adaptações e estratégias, atendendo ao novo contexto em que o trabalho se encontra. Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivo entender e analisar como os gestores estão adaptando e estruturando a sua gestão, em relação aos aspectos gerenciais (tomada de decisão, gestão estratégica e analise e avaliação de desempenho), ao modelo de trabalho em home office dentro do setor público. Para tal, a metodologia adotada para a realização da pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, ex-post facto e participante. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturadas, por vídeo chamadas pelo Microsoft Teams, com seis gestores de órgãos e autarquias do serviço publico federal, escolhidos por conveniência. O método de pesquisa escolhido foi pertinente para atingir os objetivos, tendo clareza e as informações necessárias durante as entrevistas com os gestores. Os gestores no geral tiveram que realizar adaptações em sua gestão de equipes para desenvolver o trabalho em home office, e o nível de adaptação vários de acordos com as organizações (se elas já possuíam ou não contato com o home office). Segundo os gestores, para o home office funcionar é necessário a gestão por metas e entregas, tendo as métricas e as entregas bem definidas com os funcionários. Os principais desafios encontrados foram que, a falta de contato presencial exige muito mais dos gestores em manter o alinhamento e conexão com a equipe, é mais difícil trazer essa aproximação com a equipe, transmitir a cultura e repassar o conhecimento de forma online. Diante disso, o home office trouxe vários benefícios para sua gestão, principalmente o aumento da produtividade e melhor aferição dessa produtividade. Porém torna-se necessário que a organização forneça os recursos físicos e materiais e tecnológicos para a realização do trabalho e que haja uma estruturação de um modelo de funcionamento do home office com as métricas e metas bem definidas em cada equipe.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho remotopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos - teletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleGestão em home-office : análise da estruturação e adaptação no setor públicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T12:21:55Z-
dc.date.available2022-08-11T12:21:55Z-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31652-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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