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dc.contributor.advisorOliveira, Paulo Henrique Blair de-
dc.contributor.authorMartinez, Bruno Fürstenau-
dc.identifier.citationMARTINEZ, Bruno Fürstenau. Ensino religioso confessional : uma análise do julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção de religião sem deus e do direito como integridade. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção dworkiniana de religião sem deus e da perspectiva do direito como integridade. Para tanto, será realizada, após uma revisão da bibliografia e uma breve contextualização da questão do ensino religioso no Brasil, uma análise dos fundamentos da decisão à luz do marco teórico selecionado. Ao final, pretende-se responder o seguinte questionamento: o STF tomou a decisão constitucionalmente adequada ao reconhecer, em seu julgamento, a constitucionalidade do ensino religioso confessional em escolas públicas?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino religiosopt_BR
dc.subject.keywordLaicidade (Religião)pt_BR
dc.subject.keywordLiberdade religiosapt_BR
dc.subject.keywordJurisdição constitucionalpt_BR
dc.titleEnsino religioso confessional : uma análise do julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção de religião sem deus e do direito como integridadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-02T14:39:22Z-
dc.date.available2022-08-02T14:39:22Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31562-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to analyze the decision given by the Supreme Federal Court in the ADI 4.439/DF in the light of the conception of religion without god and of the perspective of law as integrity, from Ronald Dworkin. For that, the study will analyze, after a brief review of the literature and a contextualization of the religious education in Brazil, the decision in the light of the selected theoretical framework. In the end, it intends to answer the following question: has the Supreme Federal Court, which upheld the constitutionality of the confessional religious education, decided the case in accordance with the constitution?pt_BR
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