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Título: Ensino religioso confessional : uma análise do julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção de religião sem deus e do direito como integridade
Autor(es): Martinez, Bruno Fürstenau
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Ensino religioso
Laicidade (Religião)
Liberdade religiosa
Jurisdição constitucional
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: MARTINEZ, Bruno Fürstenau. Ensino religioso confessional : uma análise do julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção de religião sem deus e do direito como integridade. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 4.439/DF à luz da concepção dworkiniana de religião sem deus e da perspectiva do direito como integridade. Para tanto, será realizada, após uma revisão da bibliografia e uma breve contextualização da questão do ensino religioso no Brasil, uma análise dos fundamentos da decisão à luz do marco teórico selecionado. Ao final, pretende-se responder o seguinte questionamento: o STF tomou a decisão constitucionalmente adequada ao reconhecer, em seu julgamento, a constitucionalidade do ensino religioso confessional em escolas públicas?
Abstract: The present study aims to analyze the decision given by the Supreme Federal Court in the ADI 4.439/DF in the light of the conception of religion without god and of the perspective of law as integrity, from Ronald Dworkin. For that, the study will analyze, after a brief review of the literature and a contextualization of the religious education in Brazil, the decision in the light of the selected theoretical framework. In the end, it intends to answer the following question: has the Supreme Federal Court, which upheld the constitutionality of the confessional religious education, decided the case in accordance with the constitution?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
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