Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HelaineBeatrizPereiradaSilva.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições : Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura
Autor(es): Silva, Helaine Beatriz Pereira da
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Universidades e faculdades - currículos
Professores - formação
Pedagogia
Data de apresentação: 7-Dez-2011
Data de publicação: 16-Mar-2012
Referência: SILVA, Helaine Beatriz Pereira da. Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura. 2011. ix, 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho é resultado do trabalho de conclusão de curso e intitula-se: Análise Comparada da Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia em duas Instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Cingapura, cujo objetivo geral é caracterizar e comparar o perfil da formação de professores ofertado pelos cursos de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e pelo National Institute of Education da University of Nanyang de Cingapura. Para tal fim têm-se como objetivos específicos: identificar como os alunos ingressam no curso nas duas instituições; identificar e analisar quais são as disciplinas curriculares básicas desses dois cursos; analisar como ocorre a distribuição das disciplinas em termos de disciplinas de formação geral e disciplinas de formação técnico-profissional; e identificar e analisar o papel cada curso atribui ao estágio supervisionado e como estruturam seus estágios. Logo, usou-se para o referencial teórico Brzezinski (1996), Saviani (2009), Chaves (2004) e Silva (1999) para abordar o panorama acerca da busca de identidade do curso de pedagogia no Brasil, ressaltando aspectos históricos, a evolução da legislação do curso e informações sobre o quadro atual da formação de professores. O estudo de Gatti (2009) é a base do trabalho, sendo empregada também na apresentação dos dados obtidos sobre a estrutura curricular das duas instituições, focalizando suas semelhanças e diferenças mais evidentes juntamente com Brito (2006), Rocha (2002), e Soares (2009). Ao analisar o estágio temos Pimenta (1997), Rocha (2002), Bonamino, Sztajn e Franco (2003), Brito (2011) e Carnoy (2009). A pesquisa desenvolvida baseia-se em um estudo de caso com a apresentação rigorosa de dados empíricos, aplicando uma abordagem metodológica de investigação adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Assim são evidenciadas considerações pertinentes à formação do pedagogo, que ao revelar a má colocação do Brasil em testes internacionais de desempenho escolar (por exemplo, PISA), e notar esse reflexo na qualidade de formação dos professores, elaboraram-se pesquisas de sorte a melhor compreender o efeito dos diferentes processos de formação de graduandos através das estruturas curriculares, evidenciando a necessidade das instituições aterem-se aos seus currículos, como os futuros pedagogos empenharem-se em sua formação contribuindo para a melhoria do ensino. Contudo, é elementar conscientizar os professores e a instituição referida para que não se sintam avaliados de maneira negativa, mas que aceitem as considerações aqui contidas, afinal o que se retoma aqui é a qualidade de formação ofertada de acordo com o currículo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons