Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matos, Bráulio Pôrto | - |
dc.contributor.author | Silva, Helaine Beatriz Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Helaine Beatriz Pereira da. Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura. 2011. ix, 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado do trabalho de conclusão de curso e intitula-se: Análise Comparada da Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia em duas Instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Cingapura, cujo objetivo geral é caracterizar e comparar o perfil da formação de professores ofertado pelos cursos de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e pelo National Institute of Education da University of Nanyang de Cingapura. Para tal fim têm-se como objetivos específicos: identificar como os alunos ingressam no curso nas duas instituições; identificar e analisar quais são as disciplinas curriculares básicas desses dois cursos; analisar como ocorre a distribuição das disciplinas em termos de disciplinas de formação geral e disciplinas de formação técnico-profissional; e identificar e analisar o papel cada curso atribui ao estágio supervisionado e como estruturam seus estágios. Logo, usou-se para o referencial teórico Brzezinski (1996), Saviani (2009), Chaves (2004) e Silva (1999) para abordar o panorama acerca da busca de identidade do curso de pedagogia no Brasil, ressaltando aspectos históricos, a evolução da legislação do curso e informações sobre o quadro atual da formação de professores. O estudo de Gatti (2009) é a base do trabalho, sendo empregada também na apresentação dos dados obtidos sobre a estrutura curricular das duas instituições, focalizando suas semelhanças e diferenças mais evidentes juntamente com Brito (2006), Rocha (2002), e Soares (2009). Ao analisar o estágio temos Pimenta (1997), Rocha (2002), Bonamino, Sztajn e Franco (2003), Brito (2011) e Carnoy (2009). A pesquisa desenvolvida baseia-se em um estudo de caso com a apresentação rigorosa de dados empíricos, aplicando uma abordagem metodológica de investigação adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Assim são evidenciadas considerações pertinentes à formação do pedagogo, que ao revelar a má colocação do Brasil em testes internacionais de desempenho escolar (por exemplo, PISA), e notar esse reflexo na qualidade de formação dos professores, elaboraram-se pesquisas de sorte a melhor compreender o efeito dos diferentes processos de formação de graduandos através das estruturas curriculares, evidenciando a necessidade das instituições aterem-se aos seus currículos, como os futuros pedagogos empenharem-se em sua formação contribuindo para a melhoria do ensino. Contudo, é elementar conscientizar os professores e a instituição referida para que não se sintam avaliados de maneira negativa, mas que aceitem as considerações aqui contidas, afinal o que se retoma aqui é a qualidade de formação ofertada de acordo com o currículo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.title | Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições : Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-16T20:12:43Z | - |
dc.date.available | 2012-03-16T20:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-16T20:12:43Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3152 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|