Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuisaDominguesGalvao_tcc_.pdf760,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A primazia da decisão de mérito, sua correlação com outros princípios e a Súmula n° 7 do STJ
Autor(es): Galvão, Ana Luísa Domingues
Orientador(es): Pereira Filho, Benedito Cerezzo
Assunto: Processo civil
Decisões judiciais
Jurisprudência
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 29-Jul-2022
Referência: GALVÃO, Ana Luísa Domingues. A primazia da decisão de mérito, sua correlação com outros princípios e a Súmula n° 7 do STJ. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discorrer acerca do princípio da primazia da decisão de mérito, consagrado no art. 4° do Código de Processo Civil (Lei n° 13.105/2015), refletindo acerca do seu conteúdo e suas implicações para a prática processual, bem como identificar as relações que estabelece com outros princípios e normas fundamentais dispostos tanto no Código, quanto na Constituição Federal. Ademais, pretende-se analisar como se dá a sua efetiva concretização, quais normas presentes no CPC consagram, explícita ou implicitamente, esse princípio. Considerando que o princípio da primazia da decisão de mérito é aplicável a todas as fases do processo, inclusive em grau recursal1, realizar-se-á a análise da sua concretização nas Cortes Superiores, com recorte, no caso, para o âmbito do Superior Tribunal de Justiça e como a sua não concretização pode constituir um óbice à realização do direito fundamental de acesso à justiça. O foco será identificar se o Tribunal da Cidadania2 observa e aplica o supracitado princípio, também serão apresentadas considerações acerca da Súmula n° 7/STJ, e se esta pode servir como um obstáculo para a realização desse princípio. Para tanto, fora feita busca jurisprudencial tendo por foco identificar julgados que consagraram ou não o princípio da primazia da decisão de mérito, bem como quais os argumentos e fundamentos foram utilizados nas decisões. Busca-se, por fim, verificar o perfil dos litigantes que conseguem ter seus recursos julgados no mérito pelo STJ, à luz do direito fundamental de acesso à justiça, consagrado no art. 5º, XXXV, da CF/88.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.