Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TamyllaBarbosaRodrigues_tcc.pdf11,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As brincadeiras infantis e o mundo do trabalho
Autor(es): Rodrigues, Tamylla Barbosa
Orientador(es): Silva, Caetana Juracy Rezende
Assunto: Educação e trabalho
Orientação vocacional
Ludicidade
Desenvolvimento infantil
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: RODRIGUES, Tamylla Barbosa. As brincadeiras infantis e o mundo do trabalho. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: É por meio do trabalho que temos criado as condições para nossa existência, bem como, efetuamos a produção e manutenção do conhecimento e da cultura. O trabalho está presente desde os primeiros anos de vida, uma vez que é através do cotidiano e do meio cultural que a criança adquire suas primeiras impressões sobre o mundo do trabalho, manifestando-as por meio das brincadeiras. Deste modo as profissões não são escolhidas de forma isolada ou descaracterizada, na escolha da profissão os indivíduos expressam o desejo de tornar-se igual a determinada pessoa seja ela real ou não, essa decisão pode se dar por meio dos contatos sociais, mídia, livros e entre outros. A criança encontra-se em constante desenvolvimento, diante dela há duas vertentes: o mundo com os objetos que ela opera e o mundo do adulto com os objetos, os quais ela ainda não é capaz de operar por estarem além de sua capacidade física. A brincadeira é meio pelo qual ela consegue acessar esse mundo, o qual ela ainda não possui capacidade de atuar, usando a imaginação. Este estudo é de caráter qualitativo, tendo sido desenvolvido em dois momentos: leitura de literatura sobre a temática abordada e estudo de campo junto aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Moreira de Paula. O objetivo geral é investigar como as crianças representam o mundo do trabalho em suas brincadeiras, focalizando as imagens relacionadas às profissões. De forma específica buscou-se identificar as imagens mobilizadas pelas crianças em relação às profissões por elas apontadas e fatores que influenciam essas representações.
Abstract: We have created the conditions for our existence and product knowledge and culture through labor. Children acquire their first impressions about the world of work in daily life and the cultural environment, manifesting these impressions through their games and plays. Choosing a profession is not an isolated or uncharacteristic process. When someone chooses a career, they express the desire to become like another person, whether real or not, influenced by social contacts, media, books, etc. The child is in constant development. In front of him, there are two aspects: the world with the objects that he operates and the world of the adult, in which he is not yet able to take the things because they are beyond his physical capacity. Playing is a means by which she can access this world, which she cannot yet act on, using her imagination. This study has a qualitative approach and has two phases: reading the literature on the topic addressed and a field study with elementary school students at Escola Municipal José Moreira de Paula. The general objective is to investigate how children represent the world of work in their play, focusing on images related to professions. Specifically, we sought to: identify the representation mobilized by children concerning the occupations they pointed out and the factors that influence these representations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.