Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Tamylla Barbosa | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Tamylla Barbosa. As brincadeiras infantis e o mundo do trabalho. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | É por meio do trabalho que temos criado as condições para nossa existência, bem
como, efetuamos a produção e manutenção do conhecimento e da cultura. O
trabalho está presente desde os primeiros anos de vida, uma vez que é através do
cotidiano e do meio cultural que a criança adquire suas primeiras impressões sobre
o mundo do trabalho, manifestando-as por meio das brincadeiras. Deste modo as
profissões não são escolhidas de forma isolada ou descaracterizada, na escolha da
profissão os indivíduos expressam o desejo de tornar-se igual a determinada
pessoa seja ela real ou não, essa decisão pode se dar por meio dos contatos
sociais, mídia, livros e entre outros. A criança encontra-se em constante
desenvolvimento, diante dela há duas vertentes: o mundo com os objetos que ela
opera e o mundo do adulto com os objetos, os quais ela ainda não é capaz de
operar por estarem além de sua capacidade física. A brincadeira é meio pelo qual
ela consegue acessar esse mundo, o qual ela ainda não possui capacidade de
atuar, usando a imaginação. Este estudo é de caráter qualitativo, tendo sido
desenvolvido em dois momentos: leitura de literatura sobre a temática abordada e
estudo de campo junto aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José
Moreira de Paula. O objetivo geral é investigar como as crianças representam o
mundo do trabalho em suas brincadeiras, focalizando as imagens relacionadas às
profissões. De forma específica buscou-se identificar as imagens mobilizadas pelas
crianças em relação às profissões por elas apontadas e fatores que influenciam
essas representações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação vocacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | As brincadeiras infantis e o mundo do trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T14:45:53Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T14:45:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31463 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We have created the conditions for our existence and product knowledge and culture
through labor. Children acquire their first impressions about the world of work in daily
life and the cultural environment, manifesting these impressions through their games
and plays. Choosing a profession is not an isolated or uncharacteristic process.
When someone chooses a career, they express the desire to become like another
person, whether real or not, influenced by social contacts, media, books, etc. The
child is in constant development. In front of him, there are two aspects: the world
with the objects that he operates and the world of the adult, in which he is not yet
able to take the things because they are beyond his physical capacity. Playing is a
means by which she can access this world, which she cannot yet act on, using her
imagination. This study has a qualitative approach and has two phases: reading the
literature on the topic addressed and a field study with elementary school students at
Escola Municipal José Moreira de Paula. The general objective is to investigate how
children represent the world of work in their play, focusing on images related to
professions. Specifically, we sought to: identify the representation mobilized by
children concerning the occupations they pointed out and the factors that influence
these representations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|