Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaylaneCorreiaDeJesus_tcc.pdf715,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O pedagogo no contexto hospitalar : atuação, relevância e desafios
Autor(es): Jesus, Raylane Correia de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Educação
Pedagogia hospitalar
Brinquedoteca
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: JESUS, Raylane Correia de . O pedagogo no contexto hospitalar : atuação, relevância e desafios. 2022. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal apresentar a importância e a função do pedagogo no contexto hospitalar, bem como os desafios que o professor enfrenta para conseguir atender às demandas das crianças e adolescentes. Também expõe meios de superar os desafios, dialogando com autores que refletem sobre esses temas como, por exemplo Ceccim (1999) Esteves (2008), Matos e Mugiatti (2007), Melo e Lima (2015), Oliveira (2013), Silva e Andrade (2013), Souza (2011). Também tem como proposta, demonstrar uma perspectiva diferente em relação à atuação do pedagogo em ambiente não escolar e apresentar o conceito, o surgimento no mundo, no Brasil e em seguida no Distrito Federal da pedagogia hospitalar. A metodologia usada para desenvolver este estudo é uma pesquisa bibliográfica e como instrumento de pesquisa é utilizado um formulário on-line, o qual é preenchido a partir de 8 questões que abordam sobre a rotina, contribuições, desafios, as principais diferenças entre os planejamentos, a estrutura e os recursos que o hospital oferece e os materiais pedagógicos que podem ser utilizados na pedagogia hospitalar. Esse formulário é preenchido por uma pedagoga, uma psicopedagoga e uma supervisora que atuam no contexto hospitalar, em um hospital localizado no Distrito Federal. Um dos principais resultados e análises obtidos nesta pesquisa é a desvalorização da pedagoga que atua no contexto hospitalar em relação a equipe médica de saúde e funcionários do hospital. Nas respostas obtidas, é perceptível que a atuação das pedagogas não é devidamente reconhecida por parte da equipe de saúde e consequentemente tem seu espaço desvalorizado no hospital. Sendo assim, as profissionais trabalham arduamente para conquistarem seu espaço, para serem valorizadas e integradas na equipe multiprofissional do hospital. Além disso, é possível compreender a rotina de cada colaborada e como contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. O hospital utilizado como referência para a construção deste estudo, oferece estrutura e recursos de ótima qualidade tanto para as pedagogas, quanto para os estudantes desenvolverem suas atividades e também definem os recursos que não podem ser usados, como por exemplo, isopor, purpurina, brinquedos de pelúcia, balão, tinta de rosto, por causa do contexto hospitalar.
Abstract: The main purpose of this study is to present the importance and role of the pedagogue in the hospital context, as well as the challenges that the teacher faces in order to meet the demands of children and adolescents. It also exposes ways to overcome the challenges, dialoguing with authors who reflect on these themes, such as Esteves (2008), Oliveira (2013), Melo and Lima (2015), Ceccim (1999), Souza (2011), Matos and Mugiatti (2007), Silva and Andrade (2013), among other authors. This also has as proposal, to demonstrate a different perspective in relation to the pedagogue performance in non-school environment and to present the concept, the emergence in the world, in Brazil and then in the Federal District of the hospital pedagogy. The methodology used to develop this study is a bibliographic research and as a research instrument an online form is used, which is filled out based on 8 questions that address the routine, contributions, challenges, the main differences between the planning, the structure and resources that the hospital offers, and the pedagogical materials that can be used in hospital pedagogy. This form is filled out by a pedagogue, a psychopedagogue and a supervisor who work in the hospital context, in a hospital located in the Federal District. One of the main results and analyses obtained in this research is the devaluation of the pedagogue who works in the hospital context in relation to the medical health team and hospital employees. In the answers obtained, it is noticeable that the work of pedagogues is not duly recognized by the health team, and consequently their space in the hospital is undervalued. Thus, the professionals work hard to conquer their space, to be valued and integrated into the hospital's multiprofessional team. Furthermore, it is possible to understand the routine of each employee and how they contribute to the development of the students. The hospital used as reference for the construction of this study offers a structure and resources of excellent quality for both the pedagogues and the students to develop their activities, and also defines the resources that cannot be used, such as Styrofoam, glitter, plush toys, balloons, face paint, because of the hospital context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.