Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Jesus, Raylane Correia de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Raylane Correia de . O pedagogo no contexto hospitalar : atuação, relevância e desafios. 2022. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo principal apresentar a importância e a função do
pedagogo no contexto hospitalar, bem como os desafios que o professor enfrenta para
conseguir atender às demandas das crianças e adolescentes. Também expõe meios
de superar os desafios, dialogando com autores que refletem sobre esses temas
como, por exemplo Ceccim (1999) Esteves (2008), Matos e Mugiatti (2007), Melo e
Lima (2015), Oliveira (2013), Silva e Andrade (2013), Souza (2011). Também tem
como proposta, demonstrar uma perspectiva diferente em relação à atuação do
pedagogo em ambiente não escolar e apresentar o conceito, o surgimento no mundo,
no Brasil e em seguida no Distrito Federal da pedagogia hospitalar. A metodologia
usada para desenvolver este estudo é uma pesquisa bibliográfica e como instrumento
de pesquisa é utilizado um formulário on-line, o qual é preenchido a partir de 8
questões que abordam sobre a rotina, contribuições, desafios, as principais diferenças
entre os planejamentos, a estrutura e os recursos que o hospital oferece e os materiais
pedagógicos que podem ser utilizados na pedagogia hospitalar. Esse formulário é
preenchido por uma pedagoga, uma psicopedagoga e uma supervisora que atuam no
contexto hospitalar, em um hospital localizado no Distrito Federal. Um dos principais
resultados e análises obtidos nesta pesquisa é a desvalorização da pedagoga que
atua no contexto hospitalar em relação a equipe médica de saúde e funcionários do
hospital. Nas respostas obtidas, é perceptível que a atuação das pedagogas não é
devidamente reconhecida por parte da equipe de saúde e consequentemente tem
seu espaço desvalorizado no hospital. Sendo assim, as profissionais trabalham
arduamente para conquistarem seu espaço, para serem valorizadas e integradas
na equipe multiprofissional do hospital. Além disso, é possível compreender a rotina
de cada colaborada e como contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. O
hospital utilizado como referência para a construção deste estudo, oferece estrutura
e recursos de ótima qualidade tanto para as pedagogas, quanto para os estudantes
desenvolverem suas atividades e também definem os recursos que não podem ser
usados, como por exemplo, isopor, purpurina, brinquedos de pelúcia, balão, tinta de
rosto, por causa do contexto hospitalar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brinquedoteca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | O pedagogo no contexto hospitalar : atuação, relevância e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T13:56:35Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T13:56:35Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31458 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main purpose of this study is to present the importance and role of the
pedagogue in the hospital context, as well as the challenges that the teacher faces in
order to meet the demands of children and adolescents. It also exposes ways to
overcome the challenges, dialoguing with authors who reflect on these themes, such
as Esteves (2008), Oliveira (2013), Melo and Lima (2015), Ceccim (1999), Souza
(2011), Matos and Mugiatti (2007), Silva and Andrade (2013), among other authors.
This also has as proposal, to demonstrate a different perspective in relation to the
pedagogue performance in non-school environment and to present the concept, the
emergence in the world, in Brazil and then in the Federal District of the hospital
pedagogy. The methodology used to develop this study is a bibliographic research and
as a research instrument an online form is used, which is filled out based on 8
questions that address the routine, contributions, challenges, the main differences
between the planning, the structure and resources that the hospital offers, and the
pedagogical materials that can be used in hospital pedagogy. This form is filled out by
a pedagogue, a psychopedagogue and a supervisor who work in the hospital context,
in a hospital located in the Federal District. One of the main results and analyses
obtained in this research is the devaluation of the pedagogue who works in the hospital
context in relation to the medical health team and hospital employees. In the answers
obtained, it is noticeable that the work of pedagogues is not duly recognized by the
health team, and consequently their space in the hospital is undervalued. Thus, the
professionals work hard to conquer their space, to be valued and integrated into the
hospital's multiprofessional team. Furthermore, it is possible to understand the routine
of each employee and how they contribute to the development of the students. The
hospital used as reference for the construction of this study offers a structure and
resources of excellent quality for both the pedagogues and the students to develop
their activities, and also defines the resources that cannot be used, such as Styrofoam,
glitter, plush toys, balloons, face paint, because of the hospital context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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