Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaianeDeSouzaAmaral_tcc.pdf520,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização de crianças do ensino fundamental durante a pandemia de Covid : educação como direito
Autor(es): Amaral, Rayane de Souza
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Ensino remoto
Ensino fundamental
covid-19
Pedagogos - prática profissional
Direito à educação
Direitos das crianças
Data de apresentação: 7-Abr-2022
Data de publicação: 8-Jul-2022
Referência: AMARAL, Rayane de Souza. Alfabetização de crianças do ensino fundamental durante a pandemia de Covid : educação como direito. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender os desafios encontrados por professores e alunos do Ensino Fundamental 1 no processo de alfabetização durante a pandemia de Covid19. Diante de um cenário pandêmico, vários foram os fatores para que tal seguimento sofresse, assim, surgindo a necessidade de uma (re)adaptação ao novo normal, onde o ensino presencial se transformou em Ensino Remoto Emergencial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos, sites eletrônicos, diversos autores e documentos como: Lahire, Libânio, Luckesi, Soares, BNCC, ECA, LDB, entre outros. A investigação ainda apontou que a falta de aparelhos tecnológicos colaborou para que estudantes não acompanhassem as aulas remotas. Estar matriculado em uma instituição de ensino de boa qualidade faz parte dos Direitos das Crianças, e a evasão de estudantes dessa modalidade de ensino, durante a pandemia, é preocupante. Também foram realçadas as dificuldades enfrentadas pelos professores no que diz respeito às TIC’s e à falta de capacitação para que pudessem lecionar distantes de uma sala de aula.
Abstract: This research tried to understand the challenges faced by Elementary School teachers and students in the literacy process during the Covid-19 pandemic. In a pandemic scenario, several factors influenced elementary education, thus, the need for a (re)adaptation to a new reality, where face-to-face teaching has become Emergency Remote Teaching. A bibliographic research was carried out based on scientific articles, sites, a number of authors and documents as: Lahire, Libânio, Luckesi, Soares, BNCC, ECA, LDB, and others. The investigation explained that the lack of technological devices contributed to students not following remote classes. Being enrolled in a good educational institution is part of Children's Rights, and the evasion of students from this type of education, during the pandemic, is preoccupant. The difficulties faced by teachers with regard to information and communication technologies and the lack of training so that they could teach far from a classroom were also highlighted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.