Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Amaral, Rayane de Souza | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Rayane de Souza. Alfabetização de crianças do ensino fundamental durante a pandemia de Covid : educação como direito. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou compreender os desafios encontrados por professores e alunos
do Ensino Fundamental 1 no processo de alfabetização durante a pandemia de Covid19. Diante de um cenário pandêmico, vários foram os fatores para que tal seguimento
sofresse, assim, surgindo a necessidade de uma (re)adaptação ao novo normal, onde
o ensino presencial se transformou em Ensino Remoto Emergencial. Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos, sites eletrônicos, diversos
autores e documentos como: Lahire, Libânio, Luckesi, Soares, BNCC, ECA, LDB,
entre outros. A investigação ainda apontou que a falta de aparelhos tecnológicos
colaborou para que estudantes não acompanhassem as aulas remotas. Estar
matriculado em uma instituição de ensino de boa qualidade faz parte dos Direitos das
Crianças, e a evasão de estudantes dessa modalidade de ensino, durante a
pandemia, é preocupante. Também foram realçadas as dificuldades enfrentadas pelos
professores no que diz respeito às TIC’s e à falta de capacitação para que pudessem
lecionar distantes de uma sala de aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos das crianças | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de crianças do ensino fundamental durante a pandemia de Covid : educação como direito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T13:17:29Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T13:17:29Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31370 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research tried to understand the challenges faced by Elementary School teachers
and students in the literacy process during the Covid-19 pandemic. In a pandemic
scenario, several factors influenced elementary education, thus, the need for a
(re)adaptation to a new reality, where face-to-face teaching has become Emergency
Remote Teaching. A bibliographic research was carried out based on scientific articles,
sites, a number of authors and documents as: Lahire, Libânio, Luckesi, Soares, BNCC,
ECA, LDB, and others. The investigation explained that the lack of technological
devices contributed to students not following remote classes. Being enrolled in a good
educational institution is part of Children's Rights, and the evasion of students from this
type of education, during the pandemic, is preoccupant. The difficulties faced by
teachers with regard to information and communication technologies and the lack of
training so that they could teach far from a classroom were also highlighted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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