Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PamellaEvelynCastanheiroDeSouza_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozes
Autor(es): Souza, Pamella Evelyn Castanheiro de
Orientador(es): Silva, Caetana Juracy Rezende
Assunto: Mulheres - representações
Mulheres - educação
Mulheres - identidade
Mulheres - emprego
Identidade de gênero
Data de apresentação: 26-Abr-2022
Data de publicação: 8-Jul-2022
Referência: SOUZA, Pamella Evelyn Castanheiro de. Educação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozes. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo aborda as representações sociais presentes no mundo do trabalho relacionando-as aos papéis de gênero e as consequências na vida das mulheres. O problema de pesquisa teve como finalidade investigar as principais imagens inerentes ao processo identitário das mulheres e como estas afetam suas escolhas profissionais. Nesse sentido, o estudo foi desenvolvido com base na teoria das representações sociais de Moscovici (2009), e em autoras que discutem os estereótipos de gênero e suas tecnologias na sociedade. Além disso, o presente estudo tem um enfoque na área da perspectiva crítica, procurando debater os aspectos educativos que podem ser transformados com base em uma prática educativa emancipatória, ao considerar ideologias presentes nos discursos que apoiam os papéis de gênero e afetam o mundo do trabalho. Foi realizada entrevista semiestruturada com três alunas extensionistas do projeto Meninas Velozes, projeto este desenvolvido para incentivar meninas de escolas públicas a realizarem escolhas profissionais nas áreas de engenharia e exatas, já que estas áreas têm pouca representatividade de mulheres. Os dados coletados na entrevista proporcionaram a análise sobre os principais discursos que envolvem as escolhas profissionais das alunas extensionistas e principalmente sobre os principais impactos e dificuldades na trajetória do seu curso como mulheres presente em uma realidade misógina.
Abstract: This study presents social representations in the world of work relating them to gender roles and as consequences in women's lives. The problem aims to investigate how the main images inherent to women and how these were identified in the research process chosen by the professionals. In this sense, the study was developed based on the theory of social representations by Moscovici (2009), and on the authors who discuss gender stereotypes and their technologies in society. In addition, the present has a focus on the area of critical, scholarly education, debating aspects that can be considered based on ideologies presented in traditional studies that support the world of work. Soon after, an interview was carried out with three undergraduates from projects in areas and semi-structured structures of the Girls project that were developed to encourage girls from public schools to make professional choices in exact engineering, since these engineering have little representation. the main challenges in the trajectory of the study studied as main studies on women challenges and the trajectory in the formation of the course as the main challenges and the trajectory in progress as a logical reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.