Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Souza, Pamella Evelyn Castanheiro de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Pamella Evelyn Castanheiro de. Educação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozes. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda as representações sociais presentes no mundo do trabalho
relacionando-as aos papéis de gênero e as consequências na vida das mulheres. O
problema de pesquisa teve como finalidade investigar as principais imagens
inerentes ao processo identitário das mulheres e como estas afetam suas escolhas
profissionais. Nesse sentido, o estudo foi desenvolvido com base na teoria das
representações sociais de Moscovici (2009), e em autoras que discutem os
estereótipos de gênero e suas tecnologias na sociedade. Além disso, o presente
estudo tem um enfoque na área da perspectiva crítica, procurando debater os
aspectos educativos que podem ser transformados com base em uma prática
educativa emancipatória, ao considerar ideologias presentes nos discursos que
apoiam os papéis de gênero e afetam o mundo do trabalho. Foi realizada entrevista
semiestruturada com três alunas extensionistas do projeto Meninas Velozes, projeto
este desenvolvido para incentivar meninas de escolas públicas a realizarem
escolhas profissionais nas áreas de engenharia e exatas, já que estas áreas têm
pouca representatividade de mulheres. Os dados coletados na entrevista
proporcionaram a análise sobre os principais discursos que envolvem as escolhas
profissionais das alunas extensionistas e principalmente sobre os principais impactos
e dificuldades na trajetória do seu curso como mulheres presente em uma realidade
misógina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - emprego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.title | Educação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T13:02:56Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T13:02:56Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31369 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study presents social representations in the world of work relating them to
gender roles and as consequences in women's lives. The problem aims to
investigate how the main images inherent to women and how these were identified in
the research process chosen by the professionals. In this sense, the study was
developed based on the theory of social representations by Moscovici (2009), and on
the authors who discuss gender stereotypes and their technologies in society. In
addition, the present has a focus on the area of critical, scholarly education, debating
aspects that can be considered based on ideologies presented in traditional studies
that support the world of work. Soon after, an interview was carried out with three
undergraduates from projects in areas and semi-structured structures of the Girls
project that were developed to encourage girls from public schools to make
professional choices in exact engineering, since these engineering have little
representation. the main challenges in the trajectory of the study studied as main
studies on women challenges and the trajectory in the formation of the course as the
main challenges and the trajectory in progress as a logical reality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|