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dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorSouza, Pamella Evelyn Castanheiro de-
dc.identifier.citationSOUZA, Pamella Evelyn Castanheiro de. Educação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozes. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda as representações sociais presentes no mundo do trabalho relacionando-as aos papéis de gênero e as consequências na vida das mulheres. O problema de pesquisa teve como finalidade investigar as principais imagens inerentes ao processo identitário das mulheres e como estas afetam suas escolhas profissionais. Nesse sentido, o estudo foi desenvolvido com base na teoria das representações sociais de Moscovici (2009), e em autoras que discutem os estereótipos de gênero e suas tecnologias na sociedade. Além disso, o presente estudo tem um enfoque na área da perspectiva crítica, procurando debater os aspectos educativos que podem ser transformados com base em uma prática educativa emancipatória, ao considerar ideologias presentes nos discursos que apoiam os papéis de gênero e afetam o mundo do trabalho. Foi realizada entrevista semiestruturada com três alunas extensionistas do projeto Meninas Velozes, projeto este desenvolvido para incentivar meninas de escolas públicas a realizarem escolhas profissionais nas áreas de engenharia e exatas, já que estas áreas têm pouca representatividade de mulheres. Os dados coletados na entrevista proporcionaram a análise sobre os principais discursos que envolvem as escolhas profissionais das alunas extensionistas e principalmente sobre os principais impactos e dificuldades na trajetória do seu curso como mulheres presente em uma realidade misógina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - identidadept_BR
dc.subject.keywordMulheres - empregopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleEducação, trabalho e gênero : um estudo pelas vozes das alunas extensionistas do Projeto Meninas Velozespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T13:02:56Z-
dc.date.available2022-07-08T13:02:56Z-
dc.date.submitted2022-04-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31369-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study presents social representations in the world of work relating them to gender roles and as consequences in women's lives. The problem aims to investigate how the main images inherent to women and how these were identified in the research process chosen by the professionals. In this sense, the study was developed based on the theory of social representations by Moscovici (2009), and on the authors who discuss gender stereotypes and their technologies in society. In addition, the present has a focus on the area of critical, scholarly education, debating aspects that can be considered based on ideologies presented in traditional studies that support the world of work. Soon after, an interview was carried out with three undergraduates from projects in areas and semi-structured structures of the Girls project that were developed to encourage girls from public schools to make professional choices in exact engineering, since these engineering have little representation. the main challenges in the trajectory of the study studied as main studies on women challenges and the trajectory in the formation of the course as the main challenges and the trajectory in progress as a logical reality.pt_BR
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