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Título: A inclusão da língua estrangeira inglesa nos anos iniciais da educação infantil nas perspectivas do bilinguismo
Autor(es): Farias, Mayara Alves
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Educação infantil
Bilinguismo
Distrito Federal (DF) - educação
Pedagogia - metodologia
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Abr-2022
Data de publicação: 7-Jul-2022
Referência: FARIAS, Mayara Alves. A inclusão da língua estrangeira inglesa nos anos iniciais da educação infantil nas perspectivas do bilinguismo. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Durante a educação infantil, os alunos se desenvolverão e terão a oportunidade de o primeiro contato com a escola, não qualificarão para fazer novas descobertas e começarão a criar novas ferramentas para se colocar no mundo. O tema escolhido para este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre o bilinguismo nos anos iniciais da educação infantil em uma escola bilíngue do Distrito Federal. O objetivo geral da pesquisa é compreender como o bilinguismo é pedagogicamente trabalhado na escola e se a inclusão da língua inglesa como segunda língua (L2) a partir dos anos iniciais é relevante para a autonomia do aprendiz e sua inclusão social. A metodologia qualitativa foi pautada em observações realizadas em sala de aula de fim de aprendizagem, prática, o que a teoria com participantes tem como participantes, relacionando-se experiências diárias. Os objetivos específicos compreenderam: caracterizar a inclusão da língua no contexto dos anos iniciais; identificar as estratégias de ensino e como a metodologia é abordada; identificar como a data L2 é lecionada à alunos de idade; Identificar como ferramentas de engajamento utilizadas na prática pedagógica. As observações ocorreram durante o estágio supervisionado (projeto 4), com o objetivo de desenvolver as práticas estimuladoras da segunda língua e também verificar sua interação com a segunda língua e os conteúdos escolares. Os resultados foram positivos e revelaram que a inclusão de uma segunda língua na educação infantil é positiva e que as crianças são capazes de compreender a segunda língua despertando, diariamente, o domínio da L2.
Abstract: During early childhood education, students will develop and have the opportunity of the first contact with the school, will not qualify to make new discoveries and will begin to create new tools to put themselves in the world. The theme chosen for this course conclusion work is a study on bilingualism in the early years of early childhood education in a bilingual school in the Federal District. The general objective of the research is to understand how bilingualism is pedagogically worked at school and whether the inclusion of English as a second language (L2) from the early years is relevant for the learner's autonomy and social inclusion. The qualitative methodology was based on observations carried out in the classroom at the end of learning, practice, what theory with participants has as participants, relating daily experiences. The specific objectives include: characterize the inclusion of the language in the context of the initial years; identify teaching strategies and how the methodology is approached; identify how the L2 date is taught to older students; Identify as engagement tools used in pedagogical practice. The observations took place during the supervised internship (project 4), with the aim of developing the stimulating practices of the second language and also verifying their interaction with the second language and school contents. The results were positive and revealed that the inclusion of a second language in early childhood education is positive and that children are able to understand the second language, awakening, daily, the mastery of L2.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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