Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Farias, Mayara Alves | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Mayara Alves. A inclusão da língua estrangeira inglesa nos anos iniciais da educação infantil nas perspectivas do bilinguismo. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a educação infantil, os alunos se desenvolverão e terão a oportunidade de o
primeiro contato com a escola, não qualificarão para fazer novas descobertas e
começarão a criar novas ferramentas para se colocar no mundo. O tema escolhido
para este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre o bilinguismo nos anos
iniciais da educação infantil em uma escola bilíngue do Distrito Federal. O objetivo
geral da pesquisa é compreender como o bilinguismo é pedagogicamente trabalhado
na escola e se a inclusão da língua inglesa como segunda língua (L2) a partir dos
anos iniciais é relevante para a autonomia do aprendiz e sua inclusão social. A
metodologia qualitativa foi pautada em observações realizadas em sala de aula de fim
de aprendizagem, prática, o que a teoria com participantes tem como participantes,
relacionando-se experiências diárias. Os objetivos específicos compreenderam:
caracterizar a inclusão da língua no contexto dos anos iniciais; identificar as
estratégias de ensino e como a metodologia é abordada; identificar como a data L2 é
lecionada à alunos de idade; Identificar como ferramentas de engajamento utilizadas
na prática pedagógica. As observações ocorreram durante o estágio supervisionado
(projeto 4), com o objetivo de desenvolver as práticas estimuladoras da segunda
língua e também verificar sua interação com a segunda língua e os conteúdos
escolares. Os resultados foram positivos e revelaram que a inclusão de uma segunda
língua na educação infantil é positiva e que as crianças são capazes de compreender
a segunda língua despertando, diariamente, o domínio da L2. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - metodologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A inclusão da língua estrangeira inglesa nos anos iniciais da educação infantil nas perspectivas do bilinguismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T13:43:01Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T13:43:01Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31359 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | During early childhood education, students will develop and have the
opportunity of the first contact with the school, will not qualify to make new discoveries
and will begin to create new tools to put themselves in the world. The theme chosen
for this course conclusion work is a study on bilingualism in the early years of early
childhood education in a bilingual school in the Federal District. The general objective
of the research is to understand how bilingualism is pedagogically worked at school
and whether the inclusion of English as a second language (L2) from the early years
is relevant for the learner's autonomy and social inclusion. The qualitative methodology
was based on observations carried out in the classroom at the end of learning, practice,
what theory with participants has as participants, relating daily experiences. The
specific objectives include: characterize the inclusion of the language in the context of
the initial years; identify teaching strategies and how the methodology is approached;
identify how the L2 date is taught to older students; Identify as engagement tools used
in pedagogical practice. The observations took place during the supervised internship
(project 4), with the aim of developing the stimulating practices of the second language
and also verifying their interaction with the second language and school contents. The
results were positive and revealed that the inclusion of a second language in early
childhood education is positive and that children are able to understand the second
language, awakening, daily, the mastery of L2. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|