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Título: Saúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividade
Autor(es): Silva, Maria Clara Novaes
Coorientador(es): Goulart, Daniel Magalhães
Assunto: Pedagogia
Saúde mental
Qualidade de vida
Estudantes universitários - Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação
Data de apresentação: 19-Abr-2022
Data de publicação: 7-Jul-2022
Referência: SILVA, Maria Clara Novaes. Saúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividade. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso no qual se discute as dificuldades psicossociais enfrentadas por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), abordando-se o papel da instituição de ensino diante dos estudantes em sofrimento psíquico. A pesquisa tem como objetivo compreender a configuração social subjetiva da discente dentro da FE/UnB e está apoiado na Teoria da Subjetividade e na metodologia construtivointerpretativa de González Rey. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas dinâmicas conversacionais por meio de videochamadas, a fim de favorecer o acolhimento e buscar entender os processos vividos pela participante e os meios por ela encontrados para obter qualidade de vida, bem como os desdobramentos dentro da instituição. Por fim, busca-se apresentar as contribuições dessa pesquisa para avançar no acolhimento e alinhamento entre a Faculdade de Educação e o corpo estudantil.
Abstract: The present work is a case study that discusses the psychosocial difficulties faced by a student of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the University of Brasília (FE/UnB), addressing the role of the educational institution in relation to students in psychic suffering. The research aims to understand the subjective social configuration of the student within the FE/UnB and is supported by the Theory of Subjectivity and the constructive-interpretative methodology of González Rey. In the development of the research, conversational dynamics were made through video calls, in order to favor the reception and to seek to understand the processes experienced by the participant and the means found by her to obtain quality of life, as well as its consequences within the institution. Finally, it is intended for the contributions of this research to advance the reception and alignment between the Faculty of Education and the student body.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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