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dc.contributor.authorSilva, Maria Clara Novaes-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Clara Novaes. Saúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividade. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo de caso no qual se discute as dificuldades psicossociais enfrentadas por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), abordando-se o papel da instituição de ensino diante dos estudantes em sofrimento psíquico. A pesquisa tem como objetivo compreender a configuração social subjetiva da discente dentro da FE/UnB e está apoiado na Teoria da Subjetividade e na metodologia construtivointerpretativa de González Rey. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas dinâmicas conversacionais por meio de videochamadas, a fim de favorecer o acolhimento e buscar entender os processos vividos pela participante e os meios por ela encontrados para obter qualidade de vida, bem como os desdobramentos dentro da instituição. Por fim, busca-se apresentar as contribuições dessa pesquisa para avançar no acolhimento e alinhamento entre a Faculdade de Educação e o corpo estudantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.titleSaúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T11:45:36Z-
dc.date.available2022-07-07T11:45:36Z-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31350-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoGoulart, Daniel Magalhães-
dc.description.abstract1The present work is a case study that discusses the psychosocial difficulties faced by a student of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the University of Brasília (FE/UnB), addressing the role of the educational institution in relation to students in psychic suffering. The research aims to understand the subjective social configuration of the student within the FE/UnB and is supported by the Theory of Subjectivity and the constructive-interpretative methodology of González Rey. In the development of the research, conversational dynamics were made through video calls, in order to favor the reception and to seek to understand the processes experienced by the participant and the means found by her to obtain quality of life, as well as its consequences within the institution. Finally, it is intended for the contributions of this research to advance the reception and alignment between the Faculty of Education and the student body.pt_BR
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