Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Silva, Maria Clara Novaes | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Clara Novaes. Saúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividade. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo de caso no qual se discute as dificuldades
psicossociais enfrentadas por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade
de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), abordando-se o papel da
instituição de ensino diante dos estudantes em sofrimento psíquico. A pesquisa tem
como objetivo compreender a configuração social subjetiva da discente dentro da
FE/UnB e está apoiado na Teoria da Subjetividade e na metodologia construtivointerpretativa de González Rey. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas
dinâmicas conversacionais por meio de videochamadas, a fim de favorecer o
acolhimento e buscar entender os processos vividos pela participante e os meios por
ela encontrados para obter qualidade de vida, bem como os desdobramentos dentro
da instituição. Por fim, busca-se apresentar as contribuições dessa pesquisa para
avançar no acolhimento e alinhamento entre a Faculdade de Educação e o corpo
estudantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.title | Saúde mental e trajetória discente na universidade : um estudo de caso à luz da teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T11:45:36Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T11:45:36Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31350 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Goulart, Daniel Magalhães | - |
dc.description.abstract1 | The present work is a case study that discusses the psychosocial difficulties faced by
a student of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the University of
Brasília (FE/UnB), addressing the role of the educational institution in relation to
students in psychic suffering. The research aims to understand the subjective social
configuration of the student within the FE/UnB and is supported by the Theory of
Subjectivity and the constructive-interpretative methodology of González Rey. In the
development of the research, conversational dynamics were made through video
calls, in order to favor the reception and to seek to understand the processes
experienced by the participant and the means found by her to obtain quality of life, as
well as its consequences within the institution. Finally, it is intended for the
contributions of this research to advance the reception and alignment between the
Faculty of Education and the student body. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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