Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunaKathleenKoppeDaSilva_tcc.pdf533,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma batida legal! um estudo de produções acadêmicas sobre o papel da música na aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Silva, Bruna Kathleen Koppe da
Orientador(es): Silva, Caetana Juracy Rezende
Assunto: Educação infantil
Educação de crianças
Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Música e crianças
Prática de ensino - música
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: SILVA, Bruna Kathleen Koppe da. Uma batida legal! um estudo de produções acadêmicas sobre o papel da música na aprendizagem na educação infantil. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo buscou identificar o que as produções acadêmicas falam sobre o uso da música como linguagem que pode facilitar a aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Nas produções analisadas, verificou-se que a música é considerada aliada no processo de estímulo do desenvolvimento de habilidades na criança ao possibilitar que a aprendizagem de outras disciplinas seja feita de modo lúdico e prazeroso. Apontam, também, para o fato de seu uso nas instituições educativas, muitas vezes, ocorrer apenas como matatempo: na hora do lanche, do banho; sem explorar seu potencial no desenvolvimento da criatividade infantil. Com base nas análises, um bom começo para promover o uso da música com intencionalidade pedagógica na facilitação da aprendizagem na Educação Infantil está no interesse dos educadores, que se manifesta na busca por leituras e formação sobre o assunto. Os resultados encontrados indicam, ainda, que a justificativa de não formação na área tende a levar os educadores a não procurar formas de se atualizar.
Abstract: This study aims to identify what academic productions say about the use of music as a language that can facilitate learning in Early Childhood Education. It's a literature review research with a qualitative approach. In the analyzed productions, music is considered an ally in stimulating the development of skills in the child by enabling the learning of other subjects to be done playfully and pleasantly. They also point to the fact that its use in educational institutions often occurs only as a time-killer, without exploring the potential of this resource in the development of children's creativity. Based on the analyses, it is possible to assume that a good start to promote the use of this resource with pedagogical intention in facilitating learning in Early Childhood Education is in the interest of educators, which manifests in the search for readings and training on the subject. The results also indicate that the justification for not training in the area tends to lead educators not to look for ways to update themselves.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.