Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Kathleen Koppe da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Kathleen Koppe da. Uma batida legal! um estudo de produções acadêmicas sobre o papel da música na aprendizagem na educação infantil. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou identificar o que as produções acadêmicas falam sobre o uso da
música como linguagem que pode facilitar a aprendizagem na Educação Infantil.
Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Nas produções analisadas,
verificou-se que a música é considerada aliada no processo de estímulo do
desenvolvimento de habilidades na criança ao possibilitar que a aprendizagem de
outras disciplinas seja feita de modo lúdico e prazeroso. Apontam, também, para o
fato de seu uso nas instituições educativas, muitas vezes, ocorrer apenas como matatempo: na hora do lanche, do banho; sem explorar seu potencial no desenvolvimento
da criatividade infantil. Com base nas análises, um bom começo para promover o uso
da música com intencionalidade pedagógica na facilitação da aprendizagem na
Educação Infantil está no interesse dos educadores, que se manifesta na busca por
leituras e formação sobre o assunto. Os resultados encontrados indicam, ainda, que
a justificativa de não formação na área tende a levar os educadores a não procurar
formas de se atualizar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo - infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - música | pt_BR |
dc.title | Uma batida legal! um estudo de produções acadêmicas sobre o papel da música na aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T11:46:06Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T11:46:06Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31303 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to identify what academic productions say about the use of music as
a language that can facilitate learning in Early Childhood Education. It's a literature
review research with a qualitative approach. In the analyzed productions, music is
considered an ally in stimulating the development of skills in the child by enabling the
learning of other subjects to be done playfully and pleasantly. They also point to the
fact that its use in educational institutions often occurs only as a time-killer, without
exploring the potential of this resource in the development of children's creativity.
Based on the analyses, it is possible to assume that a good start to promote the use
of this resource with pedagogical intention in facilitating learning in Early Childhood
Education is in the interest of educators, which manifests in the search for readings
and training on the subject. The results also indicate that the justification for not training
in the area tends to lead educators not to look for ways to update themselves. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|