Título: | Acessibilidade no ensino remoto emergencial da Universidade de Brasília : desafios e possibilidades |
Autor(es): | Santos, Beatriz Oliveira dos |
Orientador(es): | Moreira, Ana Maria de Albuquerque |
Assunto: | Ensino remoto Acessibilidade Pessoas com deficiência |
Data de apresentação: | 28-Abr-2022 |
Data de publicação: | 30-Jun-2022 |
Referência: | SANTOS, Beatriz Oliveira dos. Acessibilidade no ensino remoto emergencial da Universidade de Brasília : desafios e possibilidades. 2022. 143 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente estudo estruturou-se a partir da questão central: Qual a percepção dos
estudantes com deficiência da Universidade de Brasília (UnB) a respeito da acessibilidade
no ensino remoto emergencial? O estudo, então, objetivou analisar as experiências desses
estudantes sob os aspectos de adaptação ao ensino remoto, acesso aos recursos de
acessibilidade e a percepção sobre as condições de acessibilidade oferecidas pela UnB
neste período. A pesquisa levantou, ainda, os desafios encontrados pelos alunos com
deficiência para estudar on-line e as estratégias desenvolvidas pela UnB para garantir a
acessibilidade durante o período de ensino remoto emergencial. Para o desenvolvimento
da pesquisa e sua investigação, buscou-se, inicialmente, compreender os diferentes
conceitos e dimensões da acessibilidade, os principais normativos legais que tratam sobre
esse direito na educação superior e apresentar a Política de Acessibilidade da UnB,
ancorando-se à luz dos autores Bacarin; Garcia e Leonardo (2018), Cury (2020) Sassaki
(2005), Scott (2011) dentre outros. O estudo se caracteriza por uma pesquisa de
abordagem mista que utiliza instrumentos e procedimentos dos métodos quantitativo e
qualitativo, com o encontro de ambas nos resultados e, ainda, técnicas da pesquisa
documental. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line –
aplicado aos estudantes com deficiência por meio da Diretoria de Acessibilidade
(DACES), com a participação de 30 estudantes, e entrevista semiestruturada com a
participação de 5 estudantes e das diretoras do Centro de Educação a Distância (CEAD)
e da DACES. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que os respondentes
classificam sua experiência com o ensino remoto como ruim e/ou regular devido as
dificuldades com os recursos tecnológicos e tecnologias assistivas das disciplinas.
Mostraram também que as estratégias de acessibilidade adotadas pela UnB durante o
ensino remoto emergencial foram relevantes para a garantia da educação dos estudantes
com deficiência, fortalecendo o compromisso institucional de democratização do acesso
à Universidade. As considerações finais destacam que a UnB vem trabalhando para o
aperfeiçoamento de suas ações e treinamento dos docentes para garantir os direitos desses
estudantes a educação no ambiente acadêmico. |
Abstract: | Este estudio se estructuró sobre la base de la pregunta central: ¿Cuál es la percepción de
los estudiantes discapacitados de la Universidad de Brasilia (UnB) sobre la accesibilidad
en la educación de emergencia remota? El estudio tuvo entonces el objetivo de analizar
las experiencias de estos estudiantes en los aspectos de adaptación a la enseñanza a
distancia, acceso a recursos de accesibilidad y percepción de las condiciones de
accesibilidad ofrecidas por UnB en este periodo. La investigación también planteó los
desafíos que enfrentan los estudiantes con discapacidad para estudiar en línea y las
estrategias desarrolladas por UnB para garantizar la accesibilidad durante el periodo de
enseñanza a distancia de emergencia. Para el desarrollo de la investigación y su
investigación, inicialmente se buscó entender los diferentes conceptos y dimensiones de
la accesibilidad, las principales normas legales que tratan de este derecho en la educación
superior, y presentar la Política de Accesibilidad de la UnB, aunque anclada a la luz de
los autores Bacarin; García y Leonardo (2018), Cury (2020) Sassaki (2005), Scott (2011)
y otros. El estudio se caracteriza por una investigación con enfoque mixto que utiliza
estrategias de los métodos cuantitativos y cualitativos, con la reunión de ambos en los
resultados e incluso en las técnicas de investigación documental. Las herramientas de
investigación utilizadas fueron: Cuestionario en línea - aplicado a estudiantes inscritos en
la Junta de Accesibilidad (DACES) con la participación de 30 estudiantes y una entrevista
semiestructurada con la participación de 5 estudiantes y los directores del Centro de
Educación a Distancia (CEAD) y DACES. Los resultados obtenidos de la investigación
mostraron que los estudiantes clasifican su experiencia como pobre y/o regular debido a
las dificultades con los recursos tecnológicos y las tecnologías de asistencia de las
disciplinas. También demostraron que las estrategias de accesibilidad adoptadas por la
OnuB durante la educación a distancia de emergencia eran pertinentes para garantizar la
educación de los estudiantes discapacitados, fortaleciendo el compromiso institucional
con la democratización del acceso a la universidad. Las últimas consideraciones señalan
que UnB ha estado trabajando para mejorar sus acciones y capacitar a los profesores para
garantizar los derechos de estos estudiantes a la educación en el entorno académico. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.