Título: | Educação e contradições : uma reflexão sobre a dualidade entre os sentires |
Autor(es): | Rezende, Beatriz da Silva |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Educação Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Freire, Paulo, 1921-1997 Pedagogia - metodologia Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 3-Mai-2022 |
Data de publicação: | 30-Jun-2022 |
Referência: | REZENDE, Beatriz da Silva. Educação e contradições : uma reflexão sobre a dualidade entre os sentires. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho se propõe a refletir sobre a relação e conexão entre sentimentos tidos
como opostos e a superação da sua dualidade. Para isso, a autora utiliza a metodologia de
ensaio por meio da reflexão sobre as suas próprias experiências enquanto educadora e
educanda. Como referenciais teóricos é dialogado principalmente com bell hooks, Paulo
Freire e Vigotski. O trabalho está dividido de acordo com as seguintes contradições: sentir x
não sentir; coragem x medo; esperança x desesperança. Trata-se de uma reflexão, ainda em
andamento, com foco no acolhimento e na validação dos diferentes sentimentos nas diversas
etapas dos processos educativos. |
Abstract: | The present essay has as its main purpose to bring a reflection about the connection
between feelings that are seen as opposites and the overcoming of their duality. For this, the
author brings a reflection based on her own experiences as an educator and as a student. As its
main theoretical reference, the author brings bell hooks, Paulo Freire and Vigotski. The work
is divided into the following contradictions: to feel x not to feel, courage x fear, hope x
hopelessness. This is a reflection, that is still in progress, that focuses on the welcoming and
validation of different feelings throughout the many stages of the educational process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.