Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizDaSilvaRezende_tcc.pdf214,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e contradições : uma reflexão sobre a dualidade entre os sentires
Autor(es): Rezende, Beatriz da Silva
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia - metodologia
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 30-Jun-2022
Referência: REZENDE, Beatriz da Silva. Educação e contradições : uma reflexão sobre a dualidade entre os sentires. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre a relação e conexão entre sentimentos tidos como opostos e a superação da sua dualidade. Para isso, a autora utiliza a metodologia de ensaio por meio da reflexão sobre as suas próprias experiências enquanto educadora e educanda. Como referenciais teóricos é dialogado principalmente com bell hooks, Paulo Freire e Vigotski. O trabalho está dividido de acordo com as seguintes contradições: sentir x não sentir; coragem x medo; esperança x desesperança. Trata-se de uma reflexão, ainda em andamento, com foco no acolhimento e na validação dos diferentes sentimentos nas diversas etapas dos processos educativos.
Abstract: The present essay has as its main purpose to bring a reflection about the connection between feelings that are seen as opposites and the overcoming of their duality. For this, the author brings a reflection based on her own experiences as an educator and as a student. As its main theoretical reference, the author brings bell hooks, Paulo Freire and Vigotski. The work is divided into the following contradictions: to feel x not to feel, courage x fear, hope x hopelessness. This is a reflection, that is still in progress, that focuses on the welcoming and validation of different feelings throughout the many stages of the educational process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.