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Título: A educação precoce para crianças com deficiência visual no Distrito Federal : desafios do atendimento especializado na perspectiva dos docentes
Autor(es): Lopes, Aurora Melchiades Carvalho
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação especial
Educação precoce
Educação física para crianças deficientes
Crianças com deficiência - educação
Crianças deficientes visuais
Professores - educação infantil
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: LOPES, Aurora Melchiades Carvalho. A educação precoce para crianças com deficiência visual no Distrito Federal : desafios do atendimento especializado na perspectiva dos docentes. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer os serviços de educação precoce ofertados no centro de ensino especializado para deficiência visual do Distrito Federal e identificar os desafios desta prática na perspectiva dos docentes. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, em virtude que o CEEDV é a única instituição pública do Distrito Federal específica no atendimento da deficiência visual. Com a finalidade de entender como está estruturado o programa, foram analisadas as normativas nacionais e distritais que contemplam a perspectiva do ensino especial e inclusivo, por meio da pesquisa documental. Com intuito de identificar os desafios do atendimento especializado na perspectiva dos docentes, utilizou-se a entrevista narrativa com questionário de perfil. A partir da análise das entrevistas, identificou-se que o principal desafio presente no atendimento da educação precoce está ligado com a falta de uma equipe multidisciplinar com parceria da área da saúde. Por fim, conclui- se que a educação inclusiva evoluiu ao longo dos anos e ganhou destaque nas legislações, porém as crianças de zero a três anos com deficiência visual estão invisibilizadas na sua garantia do acesso e permanência ao programa e principalmente na oferta de cursos de qualificação aos professores sobre deficiência visual e educação precoce.
Abstract: This work aims to know the services of early education offered in specialized teaching center for visual impairment of the Distrito Federal and identify the challenges of this practice from the perspective of teachers.We opted for the qualitative approach research, through a case study, by virtue of the fact that the CEEDV is the only public institution of the specific Distrito Federal in the care of visual impairment. In order to understand how the program is structured was analyzed the national and district regulations that contemplate the perspective of education through documentary research. In order to identify the challenges of specialized care from the perspective of teachers, used the narrative interview with profile questionnaire. From the analysis of the interviews identified that the main challenge present in the care of early education is linked to with the lack of a multidisciplinary team with partnership in the health area. Finally, it is concluded that inclusive education has evolved over the years and gained prominence in the legislation, but children from zero to three years old mainly visual impairment are invisible being in their guarantee of access and permanence to the program and mainly in offering qualification courses to teachers on visual impairment and early education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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