Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Lopes, Aurora Melchiades Carvalho | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Aurora Melchiades Carvalho. A educação precoce para crianças com deficiência visual no Distrito Federal : desafios do atendimento especializado na perspectiva dos docentes. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo conhecer os serviços de educação precoce
ofertados no centro de ensino especializado para deficiência visual do Distrito
Federal e identificar os desafios desta prática na perspectiva dos docentes.
Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso,
em virtude que o CEEDV é a única instituição pública do Distrito Federal específica
no atendimento da deficiência visual. Com a finalidade de entender como está
estruturado o programa, foram analisadas as normativas nacionais e distritais que
contemplam a perspectiva do ensino especial e inclusivo, por meio da pesquisa
documental. Com intuito de identificar os desafios do atendimento especializado na
perspectiva dos docentes, utilizou-se a entrevista narrativa com questionário de
perfil. A partir da análise das entrevistas, identificou-se que o principal desafio
presente no atendimento da educação precoce está ligado com a falta de uma
equipe multidisciplinar com parceria da área da saúde. Por fim, conclui- se que a
educação inclusiva evoluiu ao longo dos anos e ganhou destaque nas legislações,
porém as crianças de zero a três anos com deficiência visual estão invisibilizadas na
sua garantia do acesso e permanência ao programa e principalmente na oferta de
cursos de qualificação aos professores sobre deficiência visual e educação precoce. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação precoce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças deficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | A educação precoce para crianças com deficiência visual no Distrito Federal : desafios do atendimento especializado na perspectiva dos docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T15:11:37Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T15:11:37Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31280 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to know the services of early education offered in specialized
teaching center for visual impairment of the Distrito Federal and identify the
challenges of this practice from the perspective of teachers.We opted for the
qualitative approach research, through a case study, by virtue of the fact that the
CEEDV is the only public institution of the specific Distrito Federal in the care of
visual impairment. In order to understand how the program is structured was
analyzed the national and district regulations that contemplate the perspective of
education through documentary research. In order to identify the challenges of
specialized care from the perspective of teachers, used the narrative interview with
profile questionnaire. From the analysis of the interviews identified that the main
challenge present in the care of early education is linked to with the lack of a
multidisciplinary team with partnership in the health area. Finally, it is concluded that
inclusive education has evolved over the years and gained prominence in the
legislation, but children from zero to three years old mainly visual impairment are
invisible being in their guarantee of access and permanence to the program and
mainly in offering qualification courses to teachers on visual impairment and early
education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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