Título: | Satisfação/insatisfação : uma análise do ciclo de vida profissional dos professores da educação infantil do Distrito Federal |
Autor(es): | Menezes, Anna Quitéria Carneiro de |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Educação infantil Pedagogos - prática profissional Professores - educação infantil Professores - saúde |
Data de apresentação: | 9-Mai-2022 |
Data de publicação: | 29-Jun-2022 |
Referência: | MENEZES, Anna Quitéria Carneiro de. Satisfação/insatisfação : uma análise do ciclo de vida profissional dos professores da educação infantil do Distrito Federal. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação/insatisfação dos professores que
atuam na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal ao longo do ciclo de
vida profissional docente. O ciclo de vida profissional é considerado uma importante fonte de
conhecimento sobre a prática docente e também é marcado por dificuldades e descobertas,
possibilitando a compreensão das marcas de satisfação e insatisfação em relação à carreira. Este
estudo representa um recorte da pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e
Pesquisas sobre a Formação de Professores e Pedagogos – GEPFAPe da Faculdade de
Educação da Universidade de Brasília – UnB; intitulado “Ciclo de carreira dos professores do
Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho”. Como instrumentos para coleta de
dados, utilizamos a aplicação de questionários e a entrevista semiestruturada com roteiro
previamente elaborado. Considerando os sujeitos da pesquisa, os professores que atuam na
Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, podemos destacar como
principais resultados deste estudo, que tanto os professores iniciantes que responderam o
questionário quanto as professoras entrevistadas na segunda etapa da pesquisa e que atuam a
mais tempo com a Educação Infantil, se sentem satisfeitos com sua escolha e vida profissional;
mesmo considerando as condições de trabalho e o aumento da desvalorização da carreira
docente na sociedade. Assim, apesar de momentos de insatisfação serem vivenciados pelos
professores atuantes na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, o grau
de satisfação é marcante em todas as fases do ciclo de vida profissional docente, destacando a
relação com a formação continuada, a estabilidade na carreira e a escolha pela profissão por
interesse específico pela docência e pela área de educação. |
Abstract: | This work aims to analyze the degree of satisfaction/dissatisfaction of teachers who work in
Early Childhood Education in the public school system in the Federal District throughout the
teaching professional life cycle. The professional life cycle is considered an important source
of knowledge about the teaching practice and is also marked by difficulties and discoveries,
making it possible to understand the marks of satisfaction and dissatisfaction with the career.
This study represents an excerpt from the collective research developed by the Group of Studies
and Research on the Training of Teachers and Pedagogues – GEPFAPe of the Faculty of
Education of the University of Brasília – UnB; entitled “Career cycle of teachers in the Federal
District: temporality and working conditions”. As instruments for data collection, we used
questionnaires and semi-structured interviews with a previously prepared script. Considering
the subjects of the research, the teachers who work in Early Childhood Education in the public
school system of the Federal District, we can highlight as main results of this study, that both
the beginning teachers who answered the questionnaire and the teachers interviewed in the
second stage of the research and who they work longer with Early Childhood Education, feel
satisfied with their choice and professional life; even considering the working conditions and
the increasing devaluation of the teaching career in society. Thus, despite moments of
dissatisfaction being experienced by teachers working in Early Childhood Education in the
public education network of the Federal District, the degree of satisfaction is remarkable in all
phases of the teaching professional life cycle, highlighting the relationship with continuing
education, career stability and the choice for the profession due to a specific interest in teaching
and in the area of education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.