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Título: Satisfação/insatisfação : uma análise do ciclo de vida profissional dos professores da educação infantil do Distrito Federal
Autor(es): Menezes, Anna Quitéria Carneiro de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Educação infantil
Pedagogos - prática profissional
Professores - educação infantil
Professores - saúde
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: MENEZES, Anna Quitéria Carneiro de. Satisfação/insatisfação : uma análise do ciclo de vida profissional dos professores da educação infantil do Distrito Federal. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação/insatisfação dos professores que atuam na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal ao longo do ciclo de vida profissional docente. O ciclo de vida profissional é considerado uma importante fonte de conhecimento sobre a prática docente e também é marcado por dificuldades e descobertas, possibilitando a compreensão das marcas de satisfação e insatisfação em relação à carreira. Este estudo representa um recorte da pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores e Pedagogos – GEPFAPe da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB; intitulado “Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho”. Como instrumentos para coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários e a entrevista semiestruturada com roteiro previamente elaborado. Considerando os sujeitos da pesquisa, os professores que atuam na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, podemos destacar como principais resultados deste estudo, que tanto os professores iniciantes que responderam o questionário quanto as professoras entrevistadas na segunda etapa da pesquisa e que atuam a mais tempo com a Educação Infantil, se sentem satisfeitos com sua escolha e vida profissional; mesmo considerando as condições de trabalho e o aumento da desvalorização da carreira docente na sociedade. Assim, apesar de momentos de insatisfação serem vivenciados pelos professores atuantes na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, o grau de satisfação é marcante em todas as fases do ciclo de vida profissional docente, destacando a relação com a formação continuada, a estabilidade na carreira e a escolha pela profissão por interesse específico pela docência e pela área de educação.
Abstract: This work aims to analyze the degree of satisfaction/dissatisfaction of teachers who work in Early Childhood Education in the public school system in the Federal District throughout the teaching professional life cycle. The professional life cycle is considered an important source of knowledge about the teaching practice and is also marked by difficulties and discoveries, making it possible to understand the marks of satisfaction and dissatisfaction with the career. This study represents an excerpt from the collective research developed by the Group of Studies and Research on the Training of Teachers and Pedagogues – GEPFAPe of the Faculty of Education of the University of Brasília – UnB; entitled “Career cycle of teachers in the Federal District: temporality and working conditions”. As instruments for data collection, we used questionnaires and semi-structured interviews with a previously prepared script. Considering the subjects of the research, the teachers who work in Early Childhood Education in the public school system of the Federal District, we can highlight as main results of this study, that both the beginning teachers who answered the questionnaire and the teachers interviewed in the second stage of the research and who they work longer with Early Childhood Education, feel satisfied with their choice and professional life; even considering the working conditions and the increasing devaluation of the teaching career in society. Thus, despite moments of dissatisfaction being experienced by teachers working in Early Childhood Education in the public education network of the Federal District, the degree of satisfaction is remarkable in all phases of the teaching professional life cycle, highlighting the relationship with continuing education, career stability and the choice for the profession due to a specific interest in teaching and in the area of education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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