Título: | A ludicidade no ensino de ciências em tempos de pandemia |
Autor(es): | Almeida, Aline de Araújo |
Orientador(es): | Maia, Hélio José Santos |
Assunto: | Pandemia Covid-19 Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ludicidade Ciências - material didático Ciências - ensino - experimentação |
Data de apresentação: | 9-Mai-2022 |
Data de publicação: | 29-Jun-2022 |
Referência: | ALMEIDA, Aline de Araújo. A ludicidade no ensino de ciências em tempos de pandemia. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Quando estudamos ciências passamos a perceber como a natureza se manifesta em cada
detalhe da vida humana, e todos os fenômenos que ocorrem passam a ter uma
explicação. Cada vez mais que aprendemos, desvendamos um mundo cheio de surpresa
e possibilidades. Assim o ensino de ciências proporciona ao ser humano o
conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca. Diante da Pandemia de COVID-19,
especialmente entre os anos 2020-21, que em pouco tempo mudou a realidade das
pessoas, pensar em como o ensino de ciências pode ser trabalhado sem perder o seu
potencial é um desafio, e é necessário que nos adaptemos ao novo. Envolver o aluno no
conhecimento, aqui destacado o ensino de ciências, mesmo que à distância é possível
pela ludicidade, principal objetivo deste trabalho. A pesquisa realizada caracteriza-se
como bibliográfica, e para a análise, foram utilizados dez artigos acadêmicos com datas
de publicação antes e depois da Pandemia de COVID-19, para entender de fato quais
foram as dificuldades de se trabalhar no contexto atual pandêmico e como ocorreu a
adaptação das aulas de ciências para o ensino remoto. Foi constatada que a ludicidade é
indispensável para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, visto que é uma
forma diferente, dinâmica e divertida para se trabalhar uma disciplina rica em conteúdos
e descobertas. |
Abstract: | When we study science, we come to realize how nature manifests itself in every detail
of human life, and all the phenomena that occur have an explanation. As we learn more
and more, we unveil a world full of surprises and possibilities. Thus, science teaching
provides human beings with knowledge of themselves and the world around them.
Faced with the COVID-19 Pandemic, especially between the years 2020-21, which in a
short time changed people's reality, thinking about how science teaching can be worked
without losing its potential is a challenge, and it is necessary that we let's adapt to the
new. Involving the student in knowledge, here highlighted the teaching of science, even
if at a distance is possible through ludicity, the main objective of this work. The
research carried out is characterized as bibliographic, and for the analysis, ten academic
articles with publication dates before and after the COVID-19 Pandemic were used, to
really understand what were the difficulties of working in the current pandemic context
and how science classes were adapted for remote teaching. It was found that ludicity is
essential for the teaching and learning process of students, since it is a different,
dynamic and fun way to work on a subject rich in content and discoveries. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.