Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlineDeAraujoAlmeida_tcc.pdf489,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorAlmeida, Aline de Araújo-
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline de Araújo. A ludicidade no ensino de ciências em tempos de pandemia. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractQuando estudamos ciências passamos a perceber como a natureza se manifesta em cada detalhe da vida humana, e todos os fenômenos que ocorrem passam a ter uma explicação. Cada vez mais que aprendemos, desvendamos um mundo cheio de surpresa e possibilidades. Assim o ensino de ciências proporciona ao ser humano o conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca. Diante da Pandemia de COVID-19, especialmente entre os anos 2020-21, que em pouco tempo mudou a realidade das pessoas, pensar em como o ensino de ciências pode ser trabalhado sem perder o seu potencial é um desafio, e é necessário que nos adaptemos ao novo. Envolver o aluno no conhecimento, aqui destacado o ensino de ciências, mesmo que à distância é possível pela ludicidade, principal objetivo deste trabalho. A pesquisa realizada caracteriza-se como bibliográfica, e para a análise, foram utilizados dez artigos acadêmicos com datas de publicação antes e depois da Pandemia de COVID-19, para entender de fato quais foram as dificuldades de se trabalhar no contexto atual pandêmico e como ocorreu a adaptação das aulas de ciências para o ensino remoto. Foi constatada que a ludicidade é indispensável para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, visto que é uma forma diferente, dinâmica e divertida para se trabalhar uma disciplina rica em conteúdos e descobertas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordCiências - material didáticopt_BR
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãopt_BR
dc.titleA ludicidade no ensino de ciências em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T14:21:36Z-
dc.date.available2022-06-29T14:21:36Z-
dc.date.submitted2022-05-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31278-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1When we study science, we come to realize how nature manifests itself in every detail of human life, and all the phenomena that occur have an explanation. As we learn more and more, we unveil a world full of surprises and possibilities. Thus, science teaching provides human beings with knowledge of themselves and the world around them. Faced with the COVID-19 Pandemic, especially between the years 2020-21, which in a short time changed people's reality, thinking about how science teaching can be worked without losing its potential is a challenge, and it is necessary that we let's adapt to the new. Involving the student in knowledge, here highlighted the teaching of science, even if at a distance is possible through ludicity, the main objective of this work. The research carried out is characterized as bibliographic, and for the analysis, ten academic articles with publication dates before and after the COVID-19 Pandemic were used, to really understand what were the difficulties of working in the current pandemic context and how science classes were adapted for remote teaching. It was found that ludicity is essential for the teaching and learning process of students, since it is a different, dynamic and fun way to work on a subject rich in content and discoveries.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.