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2021_MariliaGonsalvesBorgesSantiago_tcc.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Participação infantil ou roteirização parental : as crianças nas redes sociais |
Autor(es): | Santiago, Marília Gonsalves Borges |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Crianças Crianças - desenvolvimento Cultura digital Redes sociais on-line TikTok (Rede social) Instagram (Rede social on-line) |
Data de apresentação: | 20-Mai-2022 |
Data de publicação: | 29-Jun-2022 |
Referência: | SANTIAGO, Marília Gonsalves Borges. Participação infantil ou roteirização parental : as crianças nas redes sociais. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho se volta para as relações das crianças (que vivem o tempo de vida que caracterizamos como infância) com as redes sociais nas plataformas Instagram e TikTok, a partir dos perfis de dez crianças de 0 a 6 anos, tomando sete diferentes perfis nas referidas redes. O objetivo do estudo é compreender como as crianças comparecem nas redes sociais Instagram e TikTok e a sua participação na produção cultural digital, fazendo relação/reflexão entre a alta exposição de suas imagens com possível exploração de trabalho infantil artístico. Para que a construção desse trabalho fosse possível, ele possui como aporte teórico contribuições da Sociologia da Infância e de autores que pesquisam crianças e suas relações com as tecnologias. Foi possível observar a exposição da criança como atores sociais, participantes dessas produções, porém muitas vezes essa exposição pareceu compulsória para fins de promoção dos perfis e aumento de seguidores. Diante dessas constatações, fez-se uma busca do que a legislação trabalhista disciplina sobre a natureza dessa nova forma de atuação infantil nas redes sociais, todavia encontraram-se ainda muitas lacunas. As pesquisas envolvidas neste trabalho trouxeram muito mais questionamentos do que certezas, tendo suscitado um debate entre as necessidades de regulação da atividade infantil nas mídias digitais de forma a protegê-la de abusos, e de se resguardar o direito de liberdade artística das crianças como seres capazes de deliberar sobre suas próprias vidas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
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