Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Santiago, Marília Gonsalves Borges | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Marília Gonsalves Borges. Participação infantil ou roteirização parental : as crianças nas redes sociais. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se volta para as relações das crianças (que vivem o tempo de vida que
caracterizamos como infância) com as redes sociais nas plataformas Instagram e TikTok,
a partir dos perfis de dez crianças de 0 a 6 anos, tomando sete diferentes perfis nas
referidas redes. O objetivo do estudo é compreender como as crianças comparecem nas
redes sociais Instagram e TikTok e a sua participação na produção cultural digital,
fazendo relação/reflexão entre a alta exposição de suas imagens com possível exploração
de trabalho infantil artístico. Para que a construção desse trabalho fosse possível, ele
possui como aporte teórico contribuições da Sociologia da Infância e de autores que
pesquisam crianças e suas relações com as tecnologias. Foi possível observar a exposição
da criança como atores sociais, participantes dessas produções, porém muitas vezes essa
exposição pareceu compulsória para fins de promoção dos perfis e aumento de
seguidores. Diante dessas constatações, fez-se uma busca do que a legislação trabalhista
disciplina sobre a natureza dessa nova forma de atuação infantil nas redes sociais, todavia
encontraram-se ainda muitas lacunas.
As pesquisas envolvidas neste trabalho trouxeram muito mais questionamentos do que
certezas, tendo suscitado um debate entre as necessidades de regulação da atividade
infantil nas mídias digitais de forma a protegê-la de abusos, e de se resguardar o direito
de liberdade artística das crianças como seres capazes de deliberar sobre suas próprias
vidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | TikTok (Rede social) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | Participação infantil ou roteirização parental : as crianças nas redes sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T13:20:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T13:20:33Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31276 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|