Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolineMendesdaSilva.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O olhar psicoeducacional sobre um caso de TDAH na alfabetização
Outros títulos: Psychoeducational perspective on an Attention Deficit Hyperactivity Disorder case study in a literacy class
Autor(es): Silva, Caroline Mendes da
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Alfabetização
Aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: SILVA, Caroline Mendes da. O olhar psicoeducacional sobre um caso de TDAH na alfabetização. 2011. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tematiza a criança com TDAH que ingressa na alfabetização, buscando apontar melhoras na convivência dessas crianças no âmbito escolar para além do olhar medicalizador dominante entre os profissionais da educação, pais e sociedade em geral. Tem por objetivo geral compreender os processos e as dinâmicas psicoeducacionais envolvidas na experiência escolar de uma criança com TDAH no primeiro ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos procuraram identificar as especificidades de uma criança com TDAH em processo de alfabetização frente ao trabalho escolar; caracterizar a dinâmica das relações estabelecidas; conhecer a perspectiva da criança sobre sua própria aprendizagem e refletir sobre as possibilidades de aprendizagem e de sucesso escolar da criança com TDAH. A pesquisa empírica compreendeu um estudo de caso de um menino com TDAH ao longo do ano letivo. Utilizou observações da sala de aula privilegiando as interações e as relações, uma entrevista orientada com a professora regente e conversas informais com as crianças envolvidas no contexto e registradas em protocolos. Os resultados sugerem que o TDAH não foi fator determinante na contextualização da alfabetização da criança observada e analisada, e que a postura da professora possibilitou o desenvolvimento desta criança. Com isso foi possível observar avanços no desenvolvimento desta criança dentro do contexto do TDAH, a partir das intervenções e da preocupação da professora em realizar mediações possíveis. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current study addresses the issue of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) within the literacy process when the child enters low elementary grades. It aims at understanding the processes and the psycho educational dynamics involved in school experiences of a child with ADHD. Specific objectives try to identify ADHD specificities concerning literacy learning processes and school work engagement; to specify child’s social relation dynamics; to assess child’s perspective and awareness upon her own learning and to reflect about learning possibilities in order to fulfill ADHD child’s school achievement. Understanding such issues may be important to suggest ways of relating within schooling and to avoid the dominance of “medicalizing” perspectives upon these children. Literature references address the literacy process, the specificities of ADHD and learning difficulties. Empirical research designed a qualitative methodology based on ethnographic observations of a literacy class during one school year and individual interviews. A male student and his teacher took part as subjects and procedures were organized into a case study. There was a guided audiotaped interview with the teacher and several informal interviews, named casual conversations with the teacher and with students involved in the context of the episodes analyzed. Analyses comprised qualitative interpretation of narratives and discourses, as well as the interactions from selected episodes. Results suggest that ADHD is not determinant for the lack of achievement of the case study child in her literacy learning process. Teacher´s positive attitude towards the child cued new paths for learning based on interpersonal relations teacher-student. Nevertheless, ADHD was a productive condition for learning and development due teacher’s intervention.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons