Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiordanaCunhaFroes_tcc.pdf8,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorFróes, Giordana Cunha-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel de Souza. A inclusão escolar de crianças autistas : um estudo de caso no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa foi iniciada com o intuito de responder inquietações em relação à temática da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Seu objetivo geral pautou-se em investigar, por meio de um estudo de caso, como as crianças com autismo estão incluídas em uma escola de educação básica no Distrito Federal, desencadeando os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é o autismo, problematizar o conceito de educação inclusiva no que tange às crianças com autismo e, por fim, dar visibilidade à importância da alteridade na prática inclusiva. O trabalho utiliza uma metodologia de abordagem qualitativa e elegemos o estudo de caso como procedimento de pesquisa. Compreende-se que se trata de uma temática ainda pouco abordada e que muitas são as ideias errôneas e os mitos que envolvem esse grupo de sujeitos. Esperamos que esse trabalho contribua para dar visibilidade ao tema, dissipando ideias equivocadas e possibilitando a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dessas pessoas. O trabalho se trata de uma forma de compartilhar com mais pessoas a experiência do processo de inclusão de uma criança autista. Ainda que nos deparemos com o desafio de conceitualizar o transtorno do espectro autista quanto à sua etiologia, a relevância do trabalho se encontra na importância de crianças com autismo estarem incluídas na escola, fazendo com que a escola se reorganize, repense e ressignifique seu papel no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças neurodiversas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.titleA inclusão escolar de crianças autistas : um estudo de caso no contexto dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T14:32:33Z-
dc.date.available2022-06-28T14:32:33Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31256-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research started intending to answer concerns regarding the issue of inclusion of children with autism spectrum disorder (ASD). Its general objective was based on Investigating, through a case study. How children with autism are included in a basic education school in the Federal District, triggering the following specific objectives: to conceptualize what autism is, to problematize the concept of inclusive education with regard to children with autism and, finally, to give visibility to the importance of otherness in inclusive practice. The work uses a qualitative approach methodology and we chose the case study as a research procedure. It is understood that this is a topic that has not yet been addressed and that there are many erroneous ideas and myths that involve this group of subjects. We hope that this work will contribute to give visibility to the theme, dispelling misconceptions and enabling the identification, care and development of these people. The work is a way of sharing with more people the experience of the inclusion process of an autistic child, making the school organize, rethink and resignify the importance of its role in the development and learning process of neurodiverse children. Keywords: autism; inclusion; childhood.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.