Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Fróes, Giordana Cunha | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel de Souza. A inclusão escolar de crianças autistas : um estudo de caso no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa foi iniciada com o intuito de responder inquietações em relação à temática da
inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Seu objetivo geral pautou-se em
investigar, por meio de um estudo de caso, como as crianças com autismo estão incluídas em
uma escola de educação básica no Distrito Federal, desencadeando os seguintes objetivos
específicos: conceituar o que é o autismo, problematizar o conceito de educação inclusiva no
que tange às crianças com autismo e, por fim, dar visibilidade à importância da alteridade na
prática inclusiva. O trabalho utiliza uma metodologia de abordagem qualitativa e elegemos o
estudo de caso como procedimento de pesquisa. Compreende-se que se trata de uma temática
ainda pouco abordada e que muitas são as ideias errôneas e os mitos que envolvem esse grupo
de sujeitos. Esperamos que esse trabalho contribua para dar visibilidade ao tema, dissipando
ideias equivocadas e possibilitando a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dessas
pessoas. O trabalho se trata de uma forma de compartilhar com mais pessoas a experiência do
processo de inclusão de uma criança autista. Ainda que nos deparemos com o desafio de
conceitualizar o transtorno do espectro autista quanto à sua etiologia, a relevância do trabalho
se encontra na importância de crianças com autismo estarem incluídas na escola, fazendo com
que a escola se reorganize, repense e ressignifique seu papel no processo de desenvolvimento
e aprendizagem de crianças neurodiversas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de crianças autistas : um estudo de caso no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T14:32:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T14:32:33Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31256 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research started intending to answer concerns regarding the issue of inclusion of children
with autism spectrum disorder (ASD). Its general objective was based on Investigating, through
a case study. How children with autism are included in a basic education school in the Federal
District, triggering the following specific objectives: to conceptualize what autism is, to
problematize the concept of inclusive education with regard to children with autism and, finally,
to give visibility to the importance of otherness in inclusive practice. The work uses a
qualitative approach methodology and we chose the case study as a research procedure. It is
understood that this is a topic that has not yet been addressed and that there are many erroneous
ideas and myths that involve this group of subjects. We hope that this work will contribute to
give visibility to the theme, dispelling misconceptions and enabling the identification, care and
development of these people. The work is a way of sharing with more people the experience of
the inclusion process of an autistic child, making the school organize, rethink and resignify the
importance of its role in the development and learning process of neurodiverse children.
Keywords: autism; inclusion; childhood. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|