Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CreniAlvesdeJesus.pdf2,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatos de experiências pedagógicas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s)
Autor(es): Jesus, Creni Alves de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Inclusão digital
Economia solidária
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: JESUS, Creni Alves de. Relatos de experiências pedagógicas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s). 2011. [60] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este ensaio pretende mostrar as experiências pedagógicas, com o uso das novas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC´s), que aconteceram em ambiente escolar e não escolar, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, com crianças, jovens, adultos e professores. Experiências vivenciadas nos laboratórios de informática de escolas públicas, na internet e na construção de um laboratório de informática em uma comunidade. Cabe ressaltar que a construção do laboratório de informática aconteceu quando os alunos, professor e comunidade viviam na prática a economia solidária. Assim, utilizou-se da metodologia pautada na abordagem sócio-histórica. O método foi o da pesquisa-ação ou pesquisa-participante em que houve a observação, entrevista, reuniões, oficinas pedagógicas, reflexão das oficinas pedagógicas e análise dos dados. O ensaio espera contribuir com as reflexões, experiências e resultados em estímulo e referência para uma inclusão digital, através das TIC`s, que leve a uma inclusão social dos sujeitos em processo de ensino e aprendizagem. __________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este ensayo tiene como objetivo mostrar las experiencias pedagógicas con el uso de las nuevas tecnologías de la comunicación (TIC), que tuvo lugar en una escuela y no la escuela en Río de Janeiro y el Distrito Federal, con niños, jóvenes, adultos y profesores . Experiencias en los laboratorios de computación en las escuelas públicas, la Internet y la construcción de un laboratorio de computación en una comunidad. Cabe señalar que la construcción del laboratorio de computación que ocurrió cuando estudiantes, profesores y la comunidad vivió en la práctica la economía solidaria. Por lo tanto, se utilizó la metodología basada en el enfoque socio-histórico. El método era el de investigación-acción o investigación en la que hubo una observación participante, entrevistas, reuniones, talleres de enseñanza, la enseñanza de talleres de reflexión y análisis. El ensayo pretende contribuir a las reflexiones, experiencias y resultados en un estímulo y referencia para la inclusión digital a través de las TIC s, lo que llevó a la inclusión de temas en la enseñanza y el aprendizaje.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons