Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Sônia Marise Salles | - |
dc.contributor.author | Jesus, Creni Alves de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Creni Alves de. Relatos de experiências pedagógicas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s). 2011. [60] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este ensaio pretende mostrar as experiências pedagógicas, com o uso das novas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC´s), que aconteceram em ambiente escolar e não escolar, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, com crianças, jovens, adultos e professores. Experiências vivenciadas nos laboratórios de informática de escolas públicas, na internet e na construção de um laboratório de informática em uma comunidade. Cabe ressaltar que a construção do laboratório de informática aconteceu quando os alunos, professor e comunidade viviam na prática a economia solidária. Assim, utilizou-se da metodologia pautada na abordagem sócio-histórica. O método foi o da pesquisa-ação ou pesquisa-participante em que houve a observação, entrevista, reuniões, oficinas pedagógicas, reflexão das oficinas pedagógicas e análise dos dados. O ensaio espera contribuir com as reflexões, experiências e resultados em estímulo e referência para uma inclusão digital, através das TIC`s, que leve a uma inclusão social dos sujeitos em processo de ensino e aprendizagem. __________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | Este ensayo tiene como objetivo mostrar las experiencias pedagógicas con el uso de las nuevas tecnologías de la comunicación (TIC), que tuvo lugar en una escuela y no la escuela en Río de Janeiro y el Distrito Federal, con niños, jóvenes, adultos y profesores . Experiencias en los laboratorios de computación en las escuelas públicas, la Internet y la construcción de un laboratorio de computación en una comunidad. Cabe señalar que la construcción del laboratorio de computación que ocurrió cuando estudiantes, profesores y la comunidad vivió en la práctica la economía solidaria. Por lo tanto, se utilizó la metodología basada en el enfoque socio-histórico. El método era el de investigación-acción o investigación en la que hubo una observación participante, entrevistas, reuniones, talleres de enseñanza, la enseñanza de talleres de reflexión y análisis. El ensayo pretende contribuir a las reflexiones, experiencias y resultados en un estímulo y referencia para la inclusión digital a través de las TIC s, lo que llevó a la inclusión de temas en la enseñanza y el aprendizaje. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | en |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | en |
dc.subject.keyword | Economia solidária | en |
dc.title | Relatos de experiências pedagógicas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-15T19:34:54Z | - |
dc.date.available | 2012-03-15T19:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-15T19:34:54Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3120 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|