Título: | Simulação de escoamento turbulento em um motor de foguete com o modelo de grandes escalas (LES) |
Autor(es): | Miranda, Érick Marcelino |
Orientador(es): | Shynkarenko, Olexiy |
Assunto: | Fluidos Dinâmica dos fluidos Escoamento (Engenharia) Motores de foguetes |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 24-Jun-2022 |
Referência: | MIRANDA, Érick Marcelino. Simulação de escoamento turbulento em um motor de foguete com o modelo de grandes escalas (LES). 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O escoamento turbulento é caracterizado por um número de Reynolds suficientemente alto no qual apresenta alta complexidade e dinamismo. Uma das formas de analisá-lo é por meio de métodos numéricos baseados em modelos de turbulência. Nesse contexto, o modelo LES (Large Eddy Simulation) é uma proposta viável, pois é baseado na modelagem física e numérica, tornando-se um intermediário entre os modelos RANS (Reynolds Averaged Navier Stokes) e DNS (Direct Numerical Simulation). Também é vantajoso porque pode ser usado em ambientes computacionalmente limitados. Este trabalho consiste na análise e obtenção dos parâmetros iniciais de simulação, condições de contorno, construção da geometria, desenvolvimento de malhas e simulações computacionais referentes ao motor de foguete auxiliar do ônibus espacial (Space Shuttle Solid Rocket Booster) que utiliza propelente sólido em seu sistema propulsivo. Após construir a geometria no ANSYS Space Claim, foram geradas quatro malhas computacionais. Três delas compostas por elementos hexaédricos e a outra por poliedros de número de lados não regulares, duas delas ainda tiveram uma restrição de 512.000 células. As malhas foram avaliadas pela razão de aspecto e métricas deskewness. Os parâmetros iniciais e condições de contorno foram obtidos usando o RPA (Rocket Propulsion Analysis) e o MATLAB. A análise das malhas mostrou resultados competitivos sobre as métricas de qualidade da literatura. Com isso, foi possível realizar as simulações computacionais que compuseram um estudo de convergência de malha, mostrando que não somente os resultados da malha mais refinada, mas os obtidos para todas as malhas analisadas puderam ser utilizados no caso de estudo definido, e sua escolha depende do custo computacional disponível e do grau de detalhamento requerido e definido em cada projeto. |
Abstract: | Turbulent flow is characterized by a high Reynolds number, high complexity and dy-namism. One way to analyze it is using numerical methods based on turbulence models. Inthis context, the LES (Large Eddy Simulation) model is a viable proposal since it is basedon both physical and numerical modeling, making it an intermediary between the RANS(Reynolds Averaged Navier Stokes) and DNS (Direct Numerical Simulation) models. It isalso advantageous because it can be used in computationally limited environments. Thiswork consists of analyzing and obtaining the initial simulation parameters, boundary con-ditions, construction of the geometry, and development of computational meshes of theSpace Shuttle Solid Rocket Booster that uses solid propellant in its propulsive system.After constructing the geometry in ANSYS SpaceClaim, four computational meshes weregenerated. Three of them are composed of hexahedral elements and the other of polyhedralwith irregular side numbers, two of them had a 512.000 cells restriction. The meshes wereevaluated by the aspect ratio and skewness metrics. Initial parameters and boundary con-ditions were obtained using RPA (Rocket Propulsion Analysis) and MATLAB. The meshanalysis showed competitive results above quality metrics from the literature. Therefore,it was possible to create computer simulations that composed a mesh convergence study,showing that not only the results of the most refined mesh, but the obtained results forall analyzed meshes could be used in the case of the defined study and it’s choice relieson the available computer cost and on the required and defined detailing level in eachproject. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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