Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ErickMarcelinoMiranda_tcc.pdf12,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorShynkarenko, Olexiy-
dc.contributor.authorMiranda, Érick Marcelino-
dc.identifier.citationMIRANDA, Érick Marcelino. Simulação de escoamento turbulento em um motor de foguete com o modelo de grandes escalas (LES). 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO escoamento turbulento é caracterizado por um número de Reynolds suficientemente alto no qual apresenta alta complexidade e dinamismo. Uma das formas de analisá-lo é por meio de métodos numéricos baseados em modelos de turbulência. Nesse contexto, o modelo LES (Large Eddy Simulation) é uma proposta viável, pois é baseado na modelagem física e numérica, tornando-se um intermediário entre os modelos RANS (Reynolds Averaged Navier Stokes) e DNS (Direct Numerical Simulation). Também é vantajoso porque pode ser usado em ambientes computacionalmente limitados. Este trabalho consiste na análise e obtenção dos parâmetros iniciais de simulação, condições de contorno, construção da geometria, desenvolvimento de malhas e simulações computacionais referentes ao motor de foguete auxiliar do ônibus espacial (Space Shuttle Solid Rocket Booster) que utiliza propelente sólido em seu sistema propulsivo. Após construir a geometria no ANSYS Space Claim, foram geradas quatro malhas computacionais. Três delas compostas por elementos hexaédricos e a outra por poliedros de número de lados não regulares, duas delas ainda tiveram uma restrição de 512.000 células. As malhas foram avaliadas pela razão de aspecto e métricas deskewness. Os parâmetros iniciais e condições de contorno foram obtidos usando o RPA (Rocket Propulsion Analysis) e o MATLAB. A análise das malhas mostrou resultados competitivos sobre as métricas de qualidade da literatura. Com isso, foi possível realizar as simulações computacionais que compuseram um estudo de convergência de malha, mostrando que não somente os resultados da malha mais refinada, mas os obtidos para todas as malhas analisadas puderam ser utilizados no caso de estudo definido, e sua escolha depende do custo computacional disponível e do grau de detalhamento requerido e definido em cada projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFluidospt_BR
dc.subject.keywordDinâmica dos fluidospt_BR
dc.subject.keywordEscoamento (Engenharia)pt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.titleSimulação de escoamento turbulento em um motor de foguete com o modelo de grandes escalas (LES)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T11:09:30Z-
dc.date.available2022-06-24T11:09:30Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31173-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Turbulent flow is characterized by a high Reynolds number, high complexity and dy-namism. One way to analyze it is using numerical methods based on turbulence models. Inthis context, the LES (Large Eddy Simulation) model is a viable proposal since it is basedon both physical and numerical modeling, making it an intermediary between the RANS(Reynolds Averaged Navier Stokes) and DNS (Direct Numerical Simulation) models. It isalso advantageous because it can be used in computationally limited environments. Thiswork consists of analyzing and obtaining the initial simulation parameters, boundary con-ditions, construction of the geometry, and development of computational meshes of theSpace Shuttle Solid Rocket Booster that uses solid propellant in its propulsive system.After constructing the geometry in ANSYS SpaceClaim, four computational meshes weregenerated. Three of them are composed of hexahedral elements and the other of polyhedralwith irregular side numbers, two of them had a 512.000 cells restriction. The meshes wereevaluated by the aspect ratio and skewness metrics. Initial parameters and boundary con-ditions were obtained using RPA (Rocket Propulsion Analysis) and MATLAB. The meshanalysis showed competitive results above quality metrics from the literature. Therefore,it was possible to create computer simulations that composed a mesh convergence study,showing that not only the results of the most refined mesh, but the obtained results forall analyzed meshes could be used in the case of the defined study and it’s choice relieson the available computer cost and on the required and defined detailing level in eachproject.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.